NotíciasPlayStation 5

Demissões de funcionários não estão relacionadas ao atraso de Grand Theft Auto VI

De acordo com Reece Reilly, do Kiwi Talkz, o atraso de Grand Theft Auto VI para 19 de novembro de 2026 não está relacionado com os problemas que a Rockstar Games vem enfrentando com os seus funcionários demitidos.

Na semana passada, o Sindicato Independente dos Trabalhadores da Grã-Bretanha (IWGB) afirmou que a Rockstar demitiu mais de 30 funcionários em seus escritórios no Reino Unido e no Canadá. O sindicato alegou que os funcionários foram demitidos por participarem de um canal do IWGB Game Workers Union no Discord e por serem membros do sindicato ou estarem tentando organizar um sindicato na Rockstar.

Um porta-voz da Take-Two, empresa controladora da Rockstar, negou as acusações na semana passada, afirmando que os funcionários foram demitidos “por má conduta grave e nenhum outro motivo”, mas não deu mais detalhes. Mais tarde, o Bloomberg recebeu uma declaração atualizada da Rockstar, na qual a empresa alega que a “má conduta grave” em questão girou em torno do compartilhamento de informações da empresa em um fórum que incluía pessoas que não eram funcionários da Rockstar.

Veja o que Reilly disse sobre o assunto:

1. As demissões sindicais no Reino Unido e o atraso não estão relacionados. A Rockstar tem mais de 6.000 funcionários; não se atrasa um jogo por causa da demissão de 35 pessoas. Não é assim que as coisas funcionam. Além disso, os desenvolvedores da Rockstar já me falavam sobre um possível atraso bem antes das demissões sindicais.

2. A Rockstar é EXTREMAMENTE compartimentada. Um grande número de funcionários sequer sabe o que há em boa parte do jogo, pois só têm acesso à parte específica do trabalho que lhes foi atribuída. Isso acontece porque o jogo tem um escopo enorme e também por motivos de segurança.

3. Vi um suposto “informante” dizendo que o jogo foi adiado para 2027 e que está em um estado caótico. Duvido muito disso e ninguém com quem conversei confirmou. O conteúdo do jogo está completo; todo o trabalho daqui para frente é otimizá-lo ao máximo e garantir que todos os sistemas funcionem para evitar um cenário como o de Cyberpunk 2077.

4. Informações vazadas de um ex-funcionário da Rockstar indicam que a moral está baixa, e sem dúvida esse é o caso em Edimburgo, mas isso não se aplica a TODA a Rockstar. Bangalore, por exemplo, opera de maneira completamente diferente e tem uma cultura distinta da de Edimburgo.

Da mesma forma, Jason Schreier, do Bloomberg, reiterou a informação de que o atraso e as demissões não estão relacionadas:

Esse atraso não se deveu às demissões da última quinta-feira. Embora as consequências dessas demissões certamente possam ter um impacto a longo prazo no projeto e levar a mais atrasos no futuro — devido a vagas não preenchidas, longas batalhas judiciais, queda de moral, etc. — o jogo não sofreu um atraso de 6 meses porque 34 pessoas foram demitidas há uma semana. O anúncio foi feito hoje porque a Take-Two divulgou seus resultados financeiros.

Caso tenha perdido, os resultados financeiros em questão confirmaram que GTA V está em 220 milhões de unidades vendidas e Red Dead Redemption 2 em 79 milhões.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo