Um usuário no Twitter divulgou um código secreto que abre um menu de configurações escondido no emulador de PS2 do PS3. Primeiramente, é preciso deixar claro que nada presente aqui envolve modificação do console. O emulador citado é o oficial que a Sony utiliza e que roda jogos da linha PS2 Classics disponíveis na PS Store do PS3.

Para acessar o menu secreto, ao rodar um desses jogos citados de PS2, você precisa apertar o botão PS para abrir o menu do PS3. Então aperte e segure: esquerda no D-Pad + quadrado + L1 + R1 por cerca de 10 segundos. Depois, solte todos os botões e aperte Start. Um novo menu “Configuration” (assim como “Debug Information”) aparecerá.

Nesse novo menu você pode mudar as seguintes opções: “L2H Improvement”, “Force Flip Field”, “VSYNC DELAY” e “XOR CSR”. Algumas dessas configurações, principalmente a do VSYNC, aprimoram jogos como Shin Megami Tensei: Digital Devil Saga que era acusado de rodar de forma horrível no PS3.

Vale notar que isso não é exatamente novo – o fórum dedicado a modificar consoles, o PSX-Place, já tinha um tópico relatando essa descoberta em 2017. Porém, pode ser algo que passou despercebido para muitos.