Hideo Kojima

Hideo Kojima, aparentemente em um estado de espírito reflexivo em sua conta no Twitter, contou uma pequena história sobre o que ele fez para ajudar a vender seus primeiros jogos, inclusive Metal Gear.

“No verão do meu 23º ano”, Kojima começou, falando sobre 1988, “meu primeiro jogo [Metal Gear] foi lançado. Por não ser de NES, não havia propaganda na TV e não era vendido na seção de brinquedos, que estava muito lotada na época; já que era MSX, foi discretamente colocado na seção de software de PC de uma loja de eletrônicos”.

Metal Gear foi lançado para MSX em julho de 1988, cinco meses antes de seu port para Famicom. E, como tal, recebeu menos atenção nas lojas japonesas. “Mesmo assim, eu ia à loja todos os dias, pegava panfletos e distribuía para as pessoas ao meu redor. Eu também comprei três cópias do software”.

Kojima contou em seguida outra história, que aconteceu pouco mais de um ano depois. “No inverno do meu 25º ano,” Kojima começa, “meu segundo jogo (ADV) foi lançado. Como não era um NES, não havia anúncios na TV e não era vendido nas movimentadas lojas de brinquedos e lojas de departamento da época”.

“ADV” deve se referir a Snatcher, o jogo de aventura de ficção científica de Kojima de 1988, que também saiu para o MSX2, mas também o PC-8801. “Ele foi silenciosamente colocado na seção de software para PC de uma loja de eletrônicos, uma vez que era o PC-88 e o MSX. Mesmo assim, eu espiava a área de vendas todos os dias e aumentei um pouco o volume do monitor do PC que estava passando uma demonstração na loja”.

Winz.io