No livro Yoshida Uncensored, Naoki Yoshida, diretor de Final Fantasy XIV e produtor de Final Fantasy XVI, comentou uma curiosidade sobre um projeto anterior antes de seu envolvimento no renascimento de FFXIV.
Junto de Hiroshi Takai, Kazutoyo Maehiro e Hiroshi Minagawa, a equipe estava trabalhando numa nova IP para a Square Enix, que havia pedido algo novo após o conceito de Dragon Quest X Online estar fundamentado. Já em produção por quase 1 ano, Yoshida disse que esse projeto foi abandonado quando a Square Enix pediu seu envolvimento para resolver os diversos problemas de Final Fantasy XIV.
Yoshida, Takai e Minagawa comentam que o jogo não era um RPG similar a qualquer Final Fantasy, mas sim um jogo de ação hardcore, com estilo gótico, com armas muito próximas às mostradas em Bloodborne e um sistema similar ao de Evolve em sua época, com times assimétricos e um jogador sendo o assassino super poderoso na busca de eliminar outros 4 jogadores.
Quando Bloodborne foi anunciado, a equipe então percebeu que estavam trabalhando anteriormente em algo muito similar e que até compartilhava ideias iguais. Eles acabaram brincando que estava trabalhando em algo próximo a Bloodborne antes mesmo de Bloodborne existir.
Naoki Yoshida e Hiroshi Takai estão envolvidos diretamente com Final Fantasy XVI, com Kazutoyo Maehiro podendo estar na equipe de roteiro, mas ainda não confirmado. Parte da inspiração para FFXVI em alguns pode ter vindo desse projeto cancelado no passado.