Curiosidade: curadores apontam os acertos e erros de museus em jogos de 2020

The Last of Us Part 2

O canal no YouTube MinnMaxShow realizou um vídeo onde conversa com curadores de vários museus e as opiniões deles sobre obras de vídeo game que apresentam museus ou similares.

Margaret Weitekamp, do Museu Nacional Aeroespacial de Smithsonian, Cynthia Jones, gerente geral do Museu Henry Ford e Kevin Ramler, diretor interino do Museu do estado de Wyoming, comentaram o que viram em jogos como The Last of Us Part II, Final Fantasy VII Remake, Animal Crossing: New Horizons e Marvel’s Spider-Man: Miles Morales.

O museu da Shinra em Final Fantasy VII Remake foi bastante criticado, não apresentando estrutura básica como banheiros ou lixeiras e principalmente pela estátua de ouro do presidente Shinra, onde de acordo com Cynthia Jones, “aprendemos pela história que não se deve colocar pessoas em pedestais”.

Kevin Ramler comenta que, apesar de não existir no Wyoming o museu mostrado em The Last of Us part II, a representação é muito boa e que o mesmo gostaria que existisse um local daquele com dinossauros gigantes. Foi elogiado o fato do museu possuir livretos informativos e da fita de áudio dos astronautas que Ellie escuta, mas criticaram a existência de uma claraboia no local, onde a luz do sol poderia danificar vários objetos ali.

Já para Animal Crossing: New Horizons, jogo exclusivo de Nintendo Switch, os curadores elogiaram as informações apresentadas na estrutura do museu Blathers, mas que a alocação de itens do período jurássico próximo a itens do período cretáceo é estranha. Finalizando com Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, a equipe ficou deslumbrada de como os objetos são apresentados no Centro de Ciências da Oscorp e como gostariam de ter essa experiência de alguma forma real.

Apesar do vídeo e de vários ótimos momentos, os curadores apontam que devido à pandemia do COVID-19 e de um 2020 bastante difícil em vários aspectos, um terço dos museus dos Estados Unidos podem ser fechados permanentemente, o que acarretaria na perda de imenso material histórico disponível hoje em dia.

Confira abaixo na íntegra o vídeo (em inglês) dos curadores “avaliando” os museus existentes em jogos mais recentes.