A Criterion Games, desenvolvedora de Need for Speed e Burnout, foi transferida da EA Sports para a EA Entertainment, onde ajudará nos próximos jogos da franquia Battlefield.
A notícia da mudança inesperada foi compartilhada pelo site GamesIndustry.biz, com um representante da EA dizendo que nenhuma demissão está planejada como parte da reorganização do papel da Criterion Games. A divisão EA Entertainment sob a qual a Criterion Games trabalhará agora foi formada no início deste ano, depois que a gigante editorial separou a marca EA Sports de suas outras propriedades de jogos. Como parte da EA Entertainment, a Criterion Games agora trabalhará sob o comando do CEO da Respawn Entertainment, Vince Zampella.
Explicando o raciocínio por trás da mudança em uma postagem no site da EA, Zampella afirma que a Criterion Games ajudará a inaugurar uma “nova era para a franquia [Battlefield]”. A maioria dos funcionários da Criterion trabalhará com outros estúdios da EA, como a DICE, enquanto a editora inicia a pré-produção do que descreve como um “Universo Battlefield conectado”. Além de trabalhar nos próximos títulos Battlefield, a Criterion também fornecerá assistência com atualizações contínuas do Battlefield 2042. Embora grande parte da equipe agora terá a tarefa de trabalhar na franquia Battlefield, a postagem de Zampella observa que o trabalho ainda continuará em novos Need for Speed.
Embora a Criterion seja mais conhecida por seu trabalho em jogos de corrida, a desenvolvedora já esteve envolvida com a série Battlefield. Em 2021, o estúdio foi contratado para apoiar a EA DICE no desenvolvimento de Battlefield 2042, levando a um atraso de um ano para Need for Speed Unbound.