Criador de Five Nights at Freddy’s se aposenta após polêmica envolvendo doações para políticos

Five Nights at Freddy's

Scott Cawthon, o criador da série de jogos de terror Five Nights at Freddy’s, anunciou que ele irá se aposentar do desenvolvimento de jogos para focar em projetos pessoais. O anúncio foi postado no site oficial de Cawthon e faz vagas referências a algumas das respostas que ele recebeu na última semana.

O anúncio veio apenas quatro dias após o “último post” que ele fez no subreddit oficial de FNAF dizendo que “talvez fosse melhor [ele] ser cancelado e se aposentar”, em resposta as polêmicas nas quais o desenvolvedor se viu envolvido nas últimas semanas.

Usuários do Twitter descobriram que Cawthon fez doações de milhares de dólares para políticos com visões transfóbicas e homofóbicas. Esses valores, que totalizam $42.000,00, foram feitas quase que exclusivamente para políticos republicanos, incluindo o então presidente Donald Trump, o Senador Mitch McConnell e Tulsi Gabbard.

Uma explicação mais detalhada sobre alguns dos políticos envolvidos pode ser visto no post do Kotaku que recebeu bastante atenção nos últimos dias. Rebatendo as acusações em seu post no Reddit, Cawthon disse que após essas informações serem divulgadas ele começou a “ser chamado de homofóbico, ter dados seus divulgados, com pessoas ameaçando ir para a [sua] casa”.

Em defesa das suas contribuições políticas, Cawthon disse que os candidatos que ele apoiou “incluem homens, mulheres, pessoas brancas, negras, republicanos e democratas”. Enquanto ele disse que apoiou Trump “porquê [ele] achou que ele era o melhor homem para energizar a economia e lutar contra os inimigos da América ao redor do mundo”, ele falhou em mencionar como esses candidatos frequentemente propuseram e apoiaram leis que negavam diretos humanos básicos à comunidade LGBTQIA+.

Ao invés de apoiar candidatos que protegiam a comunidade LGBTQIA+, Cawthon disse que “mesmo se houvessem candidatos que tinham coisas melhores a dizer diretamente à comunidade LGBT e promessas maiores a fazer, eu acredito que as suas posições em outras questões teriam causado muito mais dano a essas comunidades do que bem.”

Em seu discurso de aposentadoria, Cawthon disse que viu o “tremendo amor e suporte ao longo da última semana, grande parte vinda da comunidade LGBTQ”. Ele adiciona ainda que, apesar dele estar se aposentando, a série Five Night at Freddy’s irá continuar. “Outra pessoa eventualmente irá comandar o show”, Cawthon disse, e essa pessoa será “alguém escolhido [por ele] e alguém que [ele] confia.”

O próximo jogo da franquia, Five Nights at Freddy’s: Security Breach, está previsto para ser lançado no final de 2021 para PlayStation 4, PlayStation 5 e PC.