O site Kotaku confirmou que o bloqueio prolongado por conta do COVID-19 em Xangai está afetando a HoYoverse (de Genshin Impact) e outros desenvolvedores de jogos chineses.

Xangai está em bloqueios prolongados de COVID-19 desde 28 de março, devido à rigorosa política de ‘zero covid’ do governo nacional. Os números de casos da cidade ultrapassaram 27.000 pessoas, o que a Reuters caracterizou como o “pior surto de COVID-19 da China desde que o vírus surgiu pela primeira vez em Wuhan”. A cidade também tem lutado para alimentar seus 25 milhões de habitantes devido à falta de pessoal de entrega, regras de quarentena e escassez da cadeia de suprimentos.

Estão surgindo sinais de que o bloqueio em andamento está impactando negativamente os desenvolvedores chineses. Xangai é um dos maiores centros de desenvolvimento de jogos do país. Além de empresas locais, como HoYoverse e Tencent, a cidade também abriga estúdios AAA da Ubisoft, EA e Activision Blizzard, por exemplo.

Jingong Zhu, gerente de publicação de uma empresa de jogos chinesa, disse ao Kotaku que os jogos não estão sendo tão impactados quanto outras indústrias, mas “muitas” pessoas estão preocupadas em obter comida ou serem infectadas pelo coronavírus. O governo fornece vegetais gratuitos aos moradores, mas alguns de seus colegas lutam para cozinhar ingredientes crus sem cozinha.

Em 1º de abril, HoYoverse disse ao Kotaku que seu escritório físico estaria fechado até o dia 5. Na terça-feira, o estúdio forneceu ao Kotaku a seguinte declaração:

Nossa equipe em Xangai agora está trabalhando em casa e fazendo o possível para organizar todo o trabalho online. Também fornecemos os suprimentos necessários para os membros da equipe de Xangai neste período especial. Embora a distância possa trazer desafios na comunicação e nas tarefas diárias, é vital proteger a saúde e a segurança dos membros da equipe aqui.

A HoYoverse ainda não anunciou quando os jogadores poderão acessar novamente todos os recursos de Genshin Impact. O Bule de Relachá está em manutenção há algumas semanas e como forma de pedido de desculpas, a empresa tem enviado sua moeda para todos os jogadores a cada semana.