O DualShock 4 é um bom controle. Após quase 7 anos utilizando o joystick da Sony, você acaba se acostumando ao seu layout e até releva possíveis falhas ou pontos em que poderiam existir aprimoramentos. O DualSense do PS5 está a caminho e trará algumas mudanças que só saberemos se deram certo quando o PS5 chegar. Mas isso não impede de diversas companhias oferecerem suas próprias visões de um controle ideal para PlayStation. É com essa mentalidade que a ASTRO Gaming oferece o ASTRO C40 TR que funciona tanto no PS4 quanto no PC.

Antes de começar este review, há algo que preciso deixar claro: eu detesto usar controles que não sejam os oficiais do próprio console. É algo que eu me acostumei em todos esses anos na indústria. Por isso, quando ofereceram o C40, fiquei com receio. Eu já tinha esse preconceito formado e achei que não me acostumaria com o controle – e isso talvez refletisse no texto. Bom, posso adiantar que estava enganado.

Controle ASTRO C40 TR

O C40 TR (TR de Tournament Ready) é um controle que possui uma boa “pegada”. Nesse aspecto, é até similar ao DualShock 4, sendo que você se acostuma rapidamente onde estão os botões. No entanto, o controle é um pouco mais pesado que o DualShock 4 (100 g a mais), então você acaba sentindo uma diferença inicial.

Os botões em si são basicamente os mesmos do DualShock 4 e, quando conectado ao console, funcionam sem maiores problemas. Ou seja, o Touch Pad, o botão PS, o Share e todos os outros possuem as funções esperadas. Não há uma ausência de botão, como acontece em alguns casos do Touch Pad não estar presente (principalmente quando o controle foi pensado para o PS3 e tem suporte ao PS4).

O C40 pode ser usado tanto via cabo quanto wireless no PS4. No caso do cabo, há um pequeno probleminha: você é obrigado a usar o cabo que vem com o controle. A entrada micro USB do C40 é longa e pequena, o que significa que o cabo padrão que veio com o seu PS4 não é possível ser utilizado. A vantagem disso é que o cabo fica realmente preso ao controle, permitindo que você mexa o controle bastante no ar e a conexão é garantida. Porém, se algo acontecer com o cabo, talvez seja difícil encontrar uma segunda opção.

Se você usar via wireless, precisa conectar um pequeno receptor na entrada USB e trocar uma pequena chave no controle. A bateria do controle dura cerca de 12 horas, porém não testei um ciclo completo. Pessoalmente, prefiro usar cabo, mas ter as duas opções é um ponto positivo. Em ambos os casos, no entanto, não consegui ligar o console pelo botão PS (isso ele estando completamente desligado, e não em repouso). Então para os mais preguiçosos, você terá que ligar o PS4 manualmente se estiver usando o C40.

O C40 também permite você usar a entrada de fone de ouvido como o DualShock 4, inclusive para conversar com seus amigos. Porém, em nossos testes, precisei aumentar o som de meu microfone quando usei o C40. Ou seja, quando troquei do DualShock 4 para o C40, ficou claro que o som do meu microfone era mais baixo. Isso, no entanto, pode ser ajustado facilmente nas configurações do PS4.

Controle ASTRO C40 TR

Mas o que realmente difere o C40 de um DualShock 4? Há três pontos cruciais: os direcionais intercambiáveis e substituíveis, os botões traseiros remapeáveis e os próprios D-Pad/analógicos.

Direcionais Intercambiáveis e Substituíveis

O controle C40 TR é um controle profissional e possui os módulos joystick analógico e D-Pad intercambiáveis e substituíveis. Quando você abre a caixa do seu C40 pela primeira vez, notará que há um estojo que vem com diferentes opções para o seu D-Pad e analógico, além de uma chave de fenda para realizar a troca. Você não só pode escolher qual D-Pad e qual analógico se encaixa melhor no seu perfil, como pode trocar a posição deles. Prefere algo como o controle do Xbox costuma oferecer? Sem problemas, basta trocar.

Não é uma função que no fim fiz uso, porém conheço pessoas que gostariam dessa troca e o C40 é basicamente o que elas procuram.

Botões Traseiros Remapeáveis (e ajuste no L2/R2)

Uma das coisas que você notará rapidamente ao pegar o C40 na mão são os dois botões localizados em sua parte traseira. Você pode pressioná-los com o seu dedo do meio.

De fábrica, esses dois botões estão configurados com X e quadrado. No entanto, é possível colocar qualquer botão neles ou simplesmente desativá-los. Para isso, você deve pressionar um pequeno botão traseiro, depois o botão que deseja programar para daí escolher um botão que seja repetido nesses “UL” e “UR” (nomes dados pela ASTRO Gaming).

À primeira vista, parece algo que mais atrapalha do que ajuda (pressionei esses botões acidentalmente várias vezes). Mas pense comigo: se você programar para que eles sejam o L3 ou R3, pense o quão mais fácil será jogar games de tiro em primeira pessoa? Se o R3 serve para agachar nesses jogos, o UR será muito mais fácil de apertar. Mesma coisa se for o Melee (soco físico). Só vejo vantagens e isso é apenas um exemplo.

Em jogos de luta, como Street Fighter, acontece dos botões L1 e L2 serem mais difíceis de serem pressionados, pois sua mente já está focada no direcional que está sendo pressionado constantemente. Colocar o UR como sendo um desses botões, é uma solução que pode melhorar o seu jogo consideravelmente, por exemplo. É caso a caso.

Ainda na parte traseira, temos duas chaves vermelhas acima desses botões UL e UR. Elas servem para você ajustar o quão fundo o L2 e R2 podem ser pressionados. Por exemplo, se a chave estiver para cima, o nível de profundidade do gatilho é reduzido bastante. Isso é útil em jogos em que não consideram essa precisão analógica, mas sim o apertar do botão apenas. Mas de uma forma geral, isso é mais útil para jogadores competitivos e que necessitam de precisão ou um tempo de resposta mais rápido.

Controle ASTRO C40 TR

D-Pad

O D-Pad do DualShock 4 possui uma diferença significativa quando comparado com o DualShock 3. Muitas pessoas, principalmente que jogam competitivamente, não se acostumaram ao direcional do PS4. Dito isso, o D-Pad do C40 é diferente do DualShock 4 e pode ser o que você procura, caso seja um dos que reclamam do D-Pad do controle da Sony.

Pessoalmente, por estar acostumado com o DualShock 4 há 7 anos, foi difícil jogar um game de luta como Mortal Kombat 11 usando o C40. Os comandos de meia-lua não foram simples de serem feitos, mas por total falta de costume. O meu ponto não é dizer que o C40 é pior ou melhor que o D-Pad do DS4. Meu ponto é que, se você não se acostumou até hoje com o D-Pad do DualShock 4, talvez o D-Pad do C40 o torne uma pessoa mais feliz.

Aliás, se não gostou do D-Pad que o C40 oferece, é possível trocar para um outro modelo que vem junto com o controle, em formato circular ao invés de cruz. A customização do D-Pad, portanto, é ampla.

Da mesma forma, para não deixar de mencionar, o analógico também pode ser trocado para outro material que possui a curvatura em seu topo do lado exatamente oposto. Ou seja, lembra o analógico do DualShock 3? Você pode usar um material nesse mesmo formato ou usar outro que lembra mais o do DualShock 4 (o jeito mais fácil de descrever essa situação é mencionar para você pensar em um cogumelo normal e um invertido).

Concluindo…

O C40 é um ótimo controle, não há dúvidas sobre isso. As funções que o controle oferece são bem-vindas e seja você um jogador profissional ou comum, o C40 é uma ótima escolha.

O maior problema, no fim das contas, é o seu preço, ainda mais para a realidade do jogador brasileiro. Você não o encontrará por menos de mil reais. Além disso, não sabemos ainda se será compatível com o PS5, o que pode torná-lo obsoleto em alguns anos.

ASTRO C40 no PC

O review do C40 foi inteiramente feito no PS4 – afinal, é o foco do nosso site. Porém, o controle funciona sem maiores problemas em seu PC. Neste caso, há funções extras: o mapeamento dos botões da forma que desejar e a configuração da sensibilidade do controle. A criação de perfis personalizados que ficam armazenados no próprio controle permitem que você salve essas configurações de forma rápida e prática. Para mais detalhes nesse sentido, você precisará do software de configuração do ASTRO C40 que pode ser pego no site oficial.

R$ 1.684,68
in stock
2 new from R$ 1.595,90
as of 24/11/2020 06:26
Amazon.com.br

Especificações Técnicas

O QUE A CAIXA CONTÉM
Controle C40 TR (em Controle):

  • Dois módulos direcionais analógicos
  • Duas capas côncavas com altura padrão
  • Um Módulo D-Pad
  • Uma capa de botão D-Pad Plus
  • Placa frontal C40 TR

Estojo para transporte (dentro do estojo para transporte):

  • Cabo USB de 2m
  • Ferramenta do C40 TR
  • Duas capas convexas com altura padrão
  • Uma capa côncava alta
  • Uma capa convexas alta
  • Receptor sem fio USB
  • Guia de início rápido
  • Cartão de garantia
  • Documento com informações importantes
  • Controle C40 TR

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

  • Transmissor RF: 2,4 Ghz
  • Latência sem fio: 5 ms
  • Tipo de bateria: Tipo de bateria: íon de lítio recarregável
  • Áudio: Entrada de 3,5 mm
  • Dados/energia: micro USB

ESPECIFICAÇÕES FÍSICAS

  • Peso: 310 g
  • Dimensões C:168mm L:108mm A:53 mm