Uma das coisas que mais chamou a atenção em Kena: Bridge of Spirits são as pequenas criaturas chamadas de Rot. Essas criaturinhas são cheias de mistérios. O que são? De onde vieram? E, o mais importante: como podem ajudar Kena a recuperar sua casa corrompida?

Kena: Bridge of Spirits

O que são os Rot?

Assim como qualquer habitat, a Floresta de Kena: Bridge of Spirits precisa manter o equilíbrio entre uma série de mecanismos para prosperar. Mas tem alguma coisa errada. Corrompida.

Aqui, pequenos Espíritos da Floresta, conhecidos como Rot, têm a responsabilidade de continuar o ciclo natural de decomposição e crescimento. Eles se espalharam pelas terras para se esconder da corrupção que tomou conta da Floresta. Mas tudo muda quando conhecem uma valente Guia Espiritual chamada Kena.

Ultrafofinhas, com olhos grandes, barriguinha peluda e fãs de um bom carinho no queixo, essas criaturinhas têm alma de guerreiras… quando tomam coragem para entrar na luta.

Como Kena encontrou os Rot?

O primeiro Rot que ela conhece é o Hero Rot, líder do grupo, no vilarejo abandonado. O Hero Rot sente a presença dos Rots que estão hibernando e de outros itens, e alerta Kena quando estão próximos.

Os Rot e Kena tem uma forte conexão com o Reino Espiritual. Graças a essa conexão, Kena pode se comunicar com os Rot e fazer com que saiam de seus esconderijos.

Quanto tomam coragem para deixar a segurança do esconderijo, eles ajudam Kena a restaurar o equilíbrio da Floresta e acabar com a corrupção.

Qual é o diferencial de cada Rot?

Cada Rot tem um tipo de planta nos cabelos: flores, talos, musgo, etc. Pode até parecer decorativo, mas os Rot são compostos por material vegetal. Quanto mais velhos eles são, mais essa flora natural cresce. Assim, dá para saber a idade de um Rot pelo grau de desenvolvimento da planta em sua cabeça.

Talvez para manter uma individualidade, os Rot também adoram usar chapéus e máscaras. Eles têm muito orgulho de usar os itens escolhidos por Kena, desbloqueados em diferentes carrinhos espalhados pela floresta.

Como eles se comunicam?

Para se comunicar com Kena, os Rot usam sons simples e sinais. Mas entre eles, a comunicação é mais avançada. Os Rot utilizam um sistema complexo, similar à rede de hifas que muitas espécies de cogumelos usam para se comunicar de forma rápida e eficaz. Você vai perceber que eles trabalham como uma unidade perfeita, mesmo quando o grupo fica maior.

Kena: Bridge of Spirits

Eles ficam melhores sozinhos ou em grupo?

Os Rot são ótimos trabalhando em equipe, especialmente sob a liderança do Hero Rot. Quando são descobertos, eles se juntam por conta própria e se tornam praticamente inseparáveis. É como se fossem feitos para morar e trabalhar juntos. Porém, uma força estranha os separou…

O que eles comem?

Comer é uma parte importante da vida dos Rot. De certa forma, é o trabalho deles, já que comer as partes da Floresta que estão em decomposição ajuda a nova vida a florescer. Mas nem tudo é trabalho. Eles também adoram comer uma rara frutinha fedorenta que cresce em determinadas partes da floresta.

O que eles fazem quando não estão trabalhando?

Quando Kena econtra os Rot, eles estão em um estado de sono profundo para economizar energia. Para se proteger dos perigos, eles ficam invisíveis enquanto dormem. Por isso é tão difícil encontrá-los!

Enquanto Kena explora a floresta, os Rot nunca perdem a chance de descansar em cantinhos aconchegantes, deitar em uma pedra confortável ou boiar no rio. Ajudar Kena a lutar contra a corrupção é difícil, mas eles estão sempre prontos para entrar em ação quando necessário.

Kena: Bridge of Spirits

Mesmo sem ter predadores naturais, eles morrem de medo da corrupção que dominou a floresta. A chave para conseguir sobreviver é se esconder. Mas agora que Kena chegou, as coisas vão mudar.

Habilidades de canalização de Rot

Conforme vai encontrando mais Rot e acumulando joias e karma, Kena pode desbloquear habilidades que permitem que os Rot entrem no bastão dela e potencializem seus ataques.

  • Rot Arrow: Quando saca o arco, Kena pode ativar os Rot para eles entrarem na flecha, aumentando o poder do ataque.
  • Bind: Os Rot podem impedir os ataques inimigos e deixá-los presos no lugar. Para prender inimigos maiores, é preciso usar mais Rot.
  • Rot Hammer: Quando Kena se prepara para um ataque forte, os Rot podem formar um círculo ao redor do bastão dela para aumentar seu poder.

Habilidades especiais dos Rot

Com a ajuda de uma Forest Tear, os Rot podem se juntar temporariamente e formar uma nuvem que muda de forma. Nesse formato, eles podem eliminar grandes barreiras de corrupção, restaurar antigos santuários e atacar inimigos. Conforme a equipe de Rot de Kena aumenta, a nuvem assume novas formas, cada vez maiores.

  • Spin Attack: Esse ataque giratório rápido é ideal para eliminar grupos de inimigos.
  • Slam Attack: Esse ataque é um pouco mais lento, mas provoca mais dano porque a nuvem voa pelo ar e cai sobre os inimigos.

Fora do combate

Os Rot também podem ajudar Kena fora do combate, movimentando grandes objeto, reparando pontes quebradas, reposicionando cristais sagrados e encontrando objetos valiosos.

  • Cartas espirituais: Esses itens pertenceram aos moradores, e Kena e os Rot precisam levá-los de volta às casas dessas pessoas. Isso ajuda a deixar o vilarejo em paz e restaurar as casas.
  • Relíquias: Essenciais para a missão de Kena como guia espiritual, elas ajudam os espíritos presos a avançar.
  • Joias: Kena usa joias para desbloquear chapéus e máscaras para os Rot depois de descobri-los.

Kena: Bridge of Spirits

Kena: Bridge of Spirits será lançado em 21 de setembro para PS4, PS5 e PC.