Judgment

Atenção: leia a análise da versão de PlayStation 4, publicada em julho de 2019, clicando aqui. Este artigo é um relato breve do jogo e focará nas diferenças e melhorias da versão de PlayStation 5 em relação à versão de PlayStation 4.

Judgment, desenvolvido pela equipe Ryu Ga Gotoku Studio, responsável pelos jogos da franquia Yakuza, e publicado internacionalmente pela Sega para PlayStation 4 em 2019, recebe agora o mesmo tratamento de remasterização para a nova geração de consoles como o mais recente jogo da série Yakuza, Yakuza: Like a Dragon, recebeu este ano.

De início, cabe ressaltar que, ao contrário de Yakuza: Like a Dragon, que recebeu um upgrade gratuito de PlayStation 5 para jogadores que já haviam adquirido a versão de PlayStation 4, a versão de PlayStation 5 de Judgment foi lançada separadamente. Ainda que você já tenha a versão de PlayStation 4 do jogo, a versão de PlayStation 5 precisa ser comprada caso queira acessar todas as melhorias dessa nova geração.

Algumas mudanças relevantes para a versão de PlayStation 5 saltam aos olhos imediatamente, especialmente no que diz respeito aos gráficos e a performance: agora rodando a 60 frames por segundo por praticamente todo o jogo, assim como uma mudança na paleta de cores ou na iluminação do jogo, dependendo de como você encara essa diferença.

Os gráficos em geral, principalmente quando se fala dos personagens, estão iluminados de uma forma mais realista no novo console da Sony, mudando a aparência e a coloração deles. Com a nova iluminação, existe um sombreamento mais compatível com a realidade, ao invés de deixar tudo claro, com pouco sombreamento, nas ruas de Kamurocho, em Tóquio. A novidade deve estranhar jogadores acostumados com a versão de PlayStation 4, porém acredito que a mudança traz mais realismo ao jogo e ajuda a colaborar com a sensação de “nova geração”.

Aliás, dos jogos de PlayStation 4 que receberam posteriormente versões “remasterizadas”, por assim dizer, para PlayStation 5, Judgment foi a mais próxima que realmente senti como se fosse um jogo que havia sido desenvolvido do zero para a plataforma. Nenhum caminho foi cortado para a nova versão, entregando um pacote mais próximo de definitivo possível para a nova geração.

Existem outras mudanças relevantes para essa nova versão do jogo. Não existe cross-save entre as versões, ou seja, ainda que o jogador possua um save com algum progresso na versão de PlayStation 4, terá de começar do zero caso decida adquirir e jogar a nova versão para PlayStation 5.

Além disso, para os jogadores atentos, foram substituídas as máquinas de Pinball e Puyo Puyo no jogo por máquinas rodando Outrun e Virtua Fighter 2, respectivamente. E por fim, para a alegria dos entusiastas, os tempos de loading foram consideravelmente reduzidos em comparação com a versão de PlayStation 4.

A versão de PlayStation 5 de Judgment traz uma nova chance para aqueles que deixaram de conferir o jogo, oferecendo uma experiência de nova geração mais completa e rodando da melhor forma possível. É uma pena que essa versão não foi lançada também como um upgrade gratuito da versão de PlayStation 4, mas acredito que boas oportunidades surgirão para comprar esse jogo caso considere o valor no lançamento muito salgado.

Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela SEGA.

Winz.io