O site IGN conversou com alguns analistas sobre o fracasso de Concord no PS5 e PC.
De acordo com o analista do grupo Circana, Mat Piscatella, citando o Player Engagement Tracker (rastreador de engajamento de jogador) do Circana, na segunda-feira, 26 de agosto, “Concord ficou em 147º lugar para os jogadores ativos diários de PS5 nos EUA em todos os títulos, com menos de 0,2% dos jogadores ativos de PS5 de segunda-feira jogando o jogo”. E o analista Simon Carless, autor do boletim informativo GameDiscover.co, estimou que as vendas totais de Concord estão em torno de 10.000 unidades no Steam e cerca de 15.000 no PlayStation
Razões para o fracasso de Concord
É bastante claro para os leitores o fracasso, pois quem acompanha as notícias sabe que o interesse pelo jogo é bastante baixo. Mas como chegou a isso?
Primeiramente, temos o marketing. De acordo com Piscatella, a Sony não soube promover o jogo, prejudicando gravemente sua capacidade de criar impulso antes do lançamento. Ele disse que sofreu com “baixa conscientização e intenção de compra entre os jogadores de videogame” e indicou que o PlayerPulse da Circana estava mostrando que, em julho, apenas uma porcentagem muito pequena de jogadores sabia que Concord existia. A promoção no varejo foi limitada, “com apenas um punhado de colocações na web na GameStop, Best Buy, Target, Walmart e PlayStation Store”.
Joost van Dreunen, professor da NYU Stern e autor do boletim SuperJoost, concordou, dizendo que “embora tenha havido trailers e algumas revelações de jogabilidade para Concord, a promoção de pré-lançamento do jogo parece ter sido relativamente limitada”.
A US$ 40 (R$ 199,50), Concord também sofreu com o que foi considerado um ponto de preço excessivamente alto, dado que seus principais concorrentes são gratuitos.
Também não ajuda que Concord tenha sido lançado em 23 de agosto de 2024, apenas três dias após Black Myth: Wukong. Embora os dois jogos sejam significativamente diferentes, é difícil negar que o lançamento do primeiro ofuscou o último em termos de marketing, hype e vendas.