Aprenda dicas simples de manutenção para aumentar a vida útil do seu notebook e evitar problemas.
É claro que você quer manter seu companheiro de trabalho funcionando bem pelo maior tempo possível, não é?
Mas, por ser um equipamento eletrônico, seu notebook precisa de alguns cuidados que vão ajudá-lo a ter uma vida útil mais longa e sem perder sua eficiência e usabilidade.
Dos notebooks mais caros até os notebooks mais baratos, as dicas que veremos são importantes para todo tipo de equipamento.
Então, se você quer aprender a como aumentar a vida útil do seu notebook, não deixe de ler este artigo até o final.
1- Cuidados com a Bateria
O primeiro componente que pode dar problema, se não for bem cuidado, certamente é a bateria.
Mas alguns cuidados simples podem fazer toda a diferença.
Use somente o carregador original
Não use carregadores de segunda linha ou genéricos. Caso você perca o seu ou ele dê defeito, procure a fabricante e adquira um carregador original, compatível com sua máquina.
Isso porque carregadores com voltagem ou amperagem diferentes das recomendadas pelo fabricante podem trazer diversos problemas, como superaquecimento ou não carregamento apropriado, o que, certamente, vai diminuir a vida útil da sua bateria.
Não use o notebook sempre ligado à tomada
O carregamento da bateria é um fator de aquecimento a mais – o próprio funcionamento do notebook já é um fator de aquecimento – então, sempre que possível, evite trabalhar com o notebook ligado à tomada.
O ideal é que o notebook seja desconectado da tomada assim que atingir os 100% da bateria, devendo ser religado assim que alcançar 20%, aliás esta é mais uma dica.
Não deixe a bateria descarregar completamente
Como dissemos acima, não espere a bateria descarregar completamente para conectar o notebook à tomada, faça isso quando ela chegar nos 20%, isso vai evitar que ocorra um ciclo completo e que a bateria tenha mais vida útil.
Outra dica é nunca guardar o notebook descarregado! Quanto mais tempo a bateria ficar descarregada, pior vai ser para sua vida útil, pois quando ela precisa ser recarregada do zero é quando ocorre a maior perda de sua eficiência.
2- Mantenha o Notebook Limpo
O notebook precisa de refrigeração constante para seu funcionamento, pois, como dito, o funcionamento gera aquecimento que é arrefecido pelos sistemas de ventilação.
É muito importante manter as entradas de ar desobstruídas e limpas, para que haja um fluxo livre e constante de ar.
A sujeira também pode atrapalhar o funcionamento do teclado e mesmo a visibilidade da tela, devendo tudo ser limpo periodicamente, sempre com produtos neutros (sem química) e com tecidos que não soltem fiapos ou risquem a tela.
Faça sempre a limpeza com o equipamento desligado!
3- Mantenha o Notebook Longe de Líquidos
Evite comer e, principalmente, beber muito próximo a seu notebook. Acredite, já ocorreram muitos acidentes desta forma!
Até a comida sólida pode ser um problema, pois os farelos podem acabar entre as teclas e trazer problemas.
Já os líquidos podem realmente ser catastróficos, podendo causar danos irreversíveis para seu notebook caso atinjam algum componente interno.
4- Tenha Cuidado no Transporte
Por mais óbvio que pareça, muitos equipamentos são perdidos por causa de danos mecânicos provocados por quedas e pancadas. Principalmente a tela pode quebrar facilmente com uma pancada.
Tenha uma bolsa ou mochila própria para o transporte de seu notebook e faça uso dela sempre que for transportar a máquina.
Além da bolsa de transporte, tenha um case que envolva e proteja seu equipamento contra riscos e pequenos impactos, onde ele deve estar dentro sempre que não estiver em uso.
Seu equipamento nunca deve estar solto sobre um sofá ou banco de um veículo, por exemplo. Tenha o hábito de mantê-lo sempre dentro do case adequado.
5- Evite o Superaquecimento
Não importa se o seu notebook é o melhor ou não, evitar o superaquecimento é essencial para a vida útil dele.
Além de não manter o notebook conectado à tomada o tempo todo, mantenha sempre as entradas de ar livres.
Evite usar o notebook apoiado sobre superfícies macias como colchões ou almofadas, porque o acolchoamento pode bloquear as entradas de ar; use-o sempre sobre uma superfície firme e lisa.
Se você tem problemas com superaquecimento e travamento, o vídeo abaixo pode ser muito útil pra você:
Seguindo essas dicas simples de manutenção do seu equipamento, certamente você vai conseguir que ele tenha uma durabilidade muito maior.
Agora é só aproveitar e usar seu equipamento sem moderação!