Cofundador da Naughty Dog explica por que a desenvolvedora foi vendida para a Sony

Naughty Dog

O cofundador da Naughty Dog, Andy Gavin, disse que a decisão de vender o estúdio para a Sony decorreu dos custos de desenvolvimento ‘disparados’.

Em uma publicação no LinkedIn (via PS LifeStyle), Gavin revelou que a liderança estava sob imenso estresse sobre orçamentos, levando-os à decisão de vender a Naughty Dog e garantir seu futuro.

Fundada em 1984 como JAM Software, Inc., a Naughty Dog estava em operação por quase duas décadas antes que os crescentes custos de desenvolvimento levassem à sua venda para a então Sony Computer Entertainment. Em sua nota, Gavin disse que entre 1999-2001, o orçamento de Jak and Daxter “ultrapassou a marca de US$ 15 milhões”.

“Em 2004, o custo de jogos AAA como Jak 3 havia disparado para US$ 45-50 milhões — e eles têm aumentado desde então”, revelou Gavin. “Em 2000, ainda estávamos autofinanciando cada projeto, e o estresse de financiar esses orçamentos crescentes de forma independente era enorme”.

Gavin acrescentou que os orçamentos continuam sendo um grande problema no espaço de desenvolvimento AAA e a Naughty Dog não é o único estúdio que recorreu a uma venda para obter o financiamento necessário para desenvolver os jogos que queria fazer.

“Olhando para trás, foi a decisão certa”, continua a nota. “Os jogos AAA só ficaram mais caros desde então. Os jogos de grande orçamento de hoje podem facilmente custar US$ 300, US$ 400 ou até US$ 500 milhões para serem desenvolvidos”.

Gavin deixou a Naughty Dog em 2004 junto com o cofundador Jason Rubin.