Grand Theft Auto: The Trilogy – Definitive Edition está sofrendo um péssimo lançamento. Todas as versões do jogo estão cheias de bugs, falhas visuais, efeitos climáticos horríveis, nevoeiro ausente e muito mais. E agora, parece que o código da infame controvérsia de GTA San Andreas, o “Hot Coffee”, ainda está na Definitive Edition, assim como músicas que foram cortadas presumivelmente por causa do licenciamento (via Kotaku).
Logo após o lançamento da trilogia remasterizada, dataminers e fãs rapidamente começaram a vasculhar os arquivos e o código da coleção. Enterrados estão várias partes de código, scripts e arquivos que não deveriam estar lá, incluindo comentários de desenvolvimento, conteúdo cortado e muito mais.
Em 2004, a Rockstar lançou GTA San Andreas, que apresentava a possibilidade de fazer sexo com várias namoradas no jogo. No entanto, essas cenas não eram explícitas e, em vez disso, apresentavam uma cena curta de CJ entrando na casa da GF depois de ser convidado para um “café” e alguns clipes de áudio sugestivos reproduzidos em uma cena externa da casa. No entanto, escondido no código de San Andreas estava um minigame de sexo totalmente desenvolvido que a Rockstar desativou, mas na verdade não cortou do lançamento. Em 2005, os jogadores encontraram uma maneira de reativar o Hot Coffee e isso levou a muitos problemas legais para Take-Two e Rockstar, incluindo um acordo de 20 milhões de dólares, processos judiciais, ações coletivas e audiências no Congresso dos EUA.
É improvável que os jogadores consigam reativar o minigame de sexo como em 2005, devido ao fato de que a maioria dos recursos reais necessários para isso ainda estão ausente nessas versões.
Quanto ao motivo desse código estar mesmo nessas versões recém-lançadas, a melhor teoria é que os desenvolvedores por trás da coleção receberam a “build mestre” de San Andreas e simplesmente não removeram nada dela. Portanto, todos os comentários, alterações e códigos da Rockstar da versão mais recente devem estar presentes nos arquivos de GTA The Trilogy – Definitive Edition.
Outra descoberta interessante é que aparentemente todas as músicas da versão original de San Andreas ainda estão no jogo. No entanto, um script é usado para impedi-las de tocar. Supondo que o motivo de algumas músicas não estarem mais incluídas seja devido à expiração de licenças, provavelmente não é uma situação ideal que as músicas ainda estejam escondidas no jogo.