F1 2021 foi lançado em 16 de julho para PS4 e PS5. Uma das grandes novidades do título para o console de nova geração é o uso da função ray tracing para aprimorar o visual. Entretanto, devido aos problemas técnicos enfrentados, o uso de ray tracing foi removido após a atualização 1.04 no PS5.

De acordo com a Codemasters, foi necessário desativar a função ray tracing no PS5 para garantir uma execução mais estável do jogo. A desenvolvedora ainda afirma que a intenção é voltar com o ray tracing o mais rápido possível e que irá informar quando isso acontecer.

A versão do jogo para PC e Xbox Series X, que possuem suporte para ray tracing, continuam com a função ativa, já que o problema acontece apenas na versão de PS5. Abaixo é possível ver os patchs notes com a informação, em inglês.


F1 2021 UPDATE 1.04 PATCH NOTES

  • Addressed an issue where users would experience a corrupt save if they edited their vehicle’s livery from within the MyTeam HQ. Saves that were previously corrupted as a result of this bug will be able to be resumed after applying the patch.
  • PlayStation®5 only: We are aware of some instability within the game for a limited number of users on PS5 relating to Ray Tracing. As such, we have taken the difficult decision to temporarily disable it to aid stability. We aim to re-enable this as quickly as possible, and we will provide an update in due course.