A desenvolvedora independente francesa Sandfall Interactive e a publisher Kepler Interactive anunciam uma colaboração única com a designer britânica de joias Hannah Martin na criação de peças conceituais digitais inspiradas nos personagens de Clair Obscur: Expedition 33, o aclamado RPG de turnos reativo recém-lançado, disponível para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC via Steam e Epic Games Store.
Unidos pelo desejo de criar novas peças artísticas e originais, Martin e a Sandfall Interactive projetaram cinco joias digitais que fundem a ourivesaria clássica e a delicadeza das belas-artes. Essas peças, inspiradas nos personagens Gustave, Lune, Sciel, Maelle e Verso, foram idealizadas em ouro 18 quilates e obsidiana negra, refletindo a interpretação de Martin da rica estética de Expedition 33 – mesclando o universo fantástico do jogo com a arte contemporânea e a elegância da alta moda. Os desenvolvedores da Sandfall Interactive modelaram minuciosamente esses designs na Unreal Engine 5, criando imagens digitais que fundem os mundos físico e virtual com uma arte ousada e deslumbrante.
“Esta colaboração foi incrível”, diz Martin, refletindo sobre seu trabalho com a Sandfall Interactive e Clair Obscur: Expedition 33. “É um território totalmente novo para mim, e adorei explorar e expandir os limites entre realidade e fantasia. Foi uma dança constante entre o mundo real e o imaginário”.
Além disso, Martin criou 33 colares reais inspirados no design de Verso, artesanalmente produzidos em prata esterlina com detalhes meticulosos. Essas peças não estão à venda e foram feitas em edição super limitada como um agradecimento à comunidade e artistas que apoiaram o jogo.
Hideo Kojima elogia equipe de Clair Obscur: Expedition 33
Em entrevista ao Dexerto (via Automaton), Kojima afirma que a equipe de 32 membros da Sandfall Interactive (33, se contarmos o cachorro Monoco) é o tamanho ideal para sua equipe. Quando a Kojima Productions foi fundada, contava com apenas seis funcionários. Desde então, esse número aumentou para mais de cem, dificultando o controle do trabalho de todos.
Por mais que Kojima gostaria que a Kojima Productions mantivesse o número original de funcionários, ele admite que o desenvolvimento de jogos está cada vez mais difícil, exigindo mais mão de obra para criar algo grandioso que as pessoas notem. O sucesso de Clair Obscur: Expedition 33 fez Kojima reconsiderar sua posição em relação a grandes estúdios de desenvolvimento.
Clair Obscur: Expedition 33 deve receber novos conteúdos
Por meio de uma publicação oficial em sua conta no X, a equipe de Clair Obscur: Expedition 33 confirmou que está trabalhando em novos conteúdos. Os desenvolvedores estão explorando melhorias futuras, incluindo recursos de acessibilidade, novos conteúdos, opções de localização expandidas e “todo tipo de detalhe”. No entanto, eles ainda não têm cronogramas específicos ou idiomas confirmados para compartilhar.
While we don't have specific timelines or confirmed languages to share just yet, we wanted to let you know that it's very much on our radar.
Wheee!
— Clair Obscur: Expedition 33 (@expedition33) June 16, 2025