Mat Piscatella, analista do Circana (ex-NPD) e responsável por divulgar os rankings de vendas mensais de jogos nos EUA, fez um comentário polêmico no X (Twitter).
Segundo Piscatella, os serviços de assinaturas de jogos pararam de crescer. ‘O crescimento das assinaturas se estabilizou e os subserviços em plataformas de console e PC representam apenas 10% do gasto total com conteúdo de videogame nos EUA’, diz ele. ‘Entendo que algumas pessoas queiram proteger o seu modelo preferido, mas a ideia de que os assinantes se tornarão dominantes não é apoiada por dados’.
Curiosamente, esse comentário vem logo após a Ubisoft dizer que as assinaturas crescerão quando os jogadores pararem de ter a mentalidade de que são donos de seus games.
Subs have been more additive than cannibalistic, and offer players, devs and pubs more choice in how to play or how to go to market. Fear mongering on this topic is quite unnecessary.
— Mat Piscatella (@MatPiscatella) January 17, 2024
Também coincidentemente, Swen Vincke, da Larian Studios de Baldur’s Gate 3, comentou que ‘você não encontrará nossos jogos em um serviço de assinatura, mesmo que eu respeite o fato de que, para muitos desenvolvedores, isso representa uma oportunidade de fazer seus jogos. Eu não tenho problemas com isso. Só quero ter certeza de que o outro ecossistema não morra porque é valioso’.
TLDR ; you won’t find our games on a subscription service even if I respect that for many developers it presents an opportunity to make their game. I don’t have an issue with that. I just want to make sure the other ecosystem doesn’t die because it’s valuable.
— Swen Vincke @where? (@LarAtLarian) January 17, 2024