O chefe da franquia Assassin’s Creed, Marc-Alexis Coté, deixou a Ubisoft.
Em uma nota interna enviada à equipe na terça-feira (via VGC), a Ubisoft agradeceu a Coté por sua contribuição à franquia, na qual trabalhou por quase duas décadas como designer, diretor e produtor.
Desde 2022, Marc-Alexis Coté lidera as equipes globais da Ubisoft em Assassin’s Creed, moldando a estratégia de longo prazo da série. Notavelmente, ele foi codiretor de Assassin’s Creed III (2012), diretor criativo de Assassin’s Creed: Syndicate, de 2014, e produtor de todos os lançamentos desde então.
A saída de Coté ocorre após uma reformulação significativa na Ubisoft e a abertura de uma nova subsidiária, parcialmente detida pela Tencent, a Vantage Studios, que agora supervisionará suas maiores franquias, incluindo Assassin’s Creed.
No e-mail enviado aos funcionários, os co-CEOs da Vantage, Charlie Guillemot e Christophe Derennes, afirmaram que Coté havia recebido uma oferta para uma posição de liderança na subsidiária, mas recusou a oferta.
“Embora estejamos decepcionados com sua decisão, entendemos e respeitamos que a MAC tinha suas próprias expectativas e prioridades relacionadas à criação e ao futuro da Vantage Studios”, diz o e-mail.
“Infelizmente, apesar de ter recebido várias oportunidades de fazer parte da equipe de liderança que molda nossa direção estratégica, Marc-Alexis Coté respeitosamente recusou e decidiu começar seu próximo capítulo em outro lugar”. Continua: “Permitam-me encerrar expressando nossa profunda gratidão pelas muitas contribuições de Marc-Alexis Coté ao longo dos anos. Como Produtor Executivo e Vice-Presidente de Assassin’s Creed, ele foi fundamental para o sucesso de Assassin’s Creed, e seu impacto foi sentido em nossas equipes e jogadores”.