Roblox

Roblox atualmente possui mais de 66 milhões de usuários em todo o mundo e parte do apelo é a possibilidade dos usuários criarem seus próprios jogos, monetizá-lo e publicá-lo para outros jogadores desfrutarem, tudo isso no próprio aplicativo. Mas com mais de 3 milhões de “desenvolvedores Roblox”, muitos deles aparentemente mais jovens, acusações de exploração infantil já vêm rolando há algum tempo.

Numa entrevista realizada durante a GDC, o site Eurogamer (via Push Square) deu continuidade à essa discussão, perguntando ao chefe do Roblox Studio, Stefano Corazza, sobre a crescente reputação do jogo. Embora alguns tenham sugerido que o modelo de negócios de Roblox (que supostamente paga aos criadores em média 28,9 centavos por dólar gasto) está tirando vantagem do desenvolvimento de desenvolvedores, Corazza diz que os criadores com quem trabalha sentem que é um “presente”, oferecendo uma saída da pobreza em casos extremos:

“Não sei; você pode dizer isso para muitas coisas, certo? Tipo, você pode dizer: ‘tudo bem, estamos explorando, você sabe, o trabalho infantil’, certo? Ou você pode dizer: estamos oferecendo pessoas em qualquer lugar do mundo a capacidade de conseguir um emprego e até mesmo uma renda. Então, posso ter uns 15 anos, na Indonésia, morando em uma favela, e agora, com apenas um laptop, posso criar algo, ganhar dinheiro e depois sustentar minha vida”.

Corazza continua explicando que “há sempre o outro lado disso quando você é amplo e democratizado – e neste caso, também com um público mais jovem”, mas depois se gaba de que “nosso desenvolvedor médio está na casa dos 20 anos” e que “contratei alguns adolescentes que tinham milhões de jogadores na plataforma”.

Ele diz que se você falasse com esses poucos sortudos que se destacaram dos demais: “Eles não se sentiam explorados! Eles pensavam: ‘Oh meu Deus, este foi o maior presente; de repente, eu poderia criar algo, tinha milhões de usuários, ganhei tanto dinheiro que poderia me aposentar’. Então eu me concentro mais na quantidade de dinheiro que distribuímos todos os anos aos criadores, que agora está chegando perto de 1 bilhão de dólares, o que é fenomenal”.

Um representante de relações públicas da Roblox presente durante a entrevista acrescentou que “a grande maioria das pessoas que ganham dinheiro com Roblox tem mais de 18 anos”.


Atualização: a Roblox enviou o seguinte comunicado ao PSX Brasil:

A Roblox não emprega menores de idade.

  1. A Roblox atende a uma ampla comunidade de criadores

  • Pessoas de todas as idades e origens começam a criar no Roblox por muitas razões diferentes – para aprender a programar, compartilhar suas criações com amigos, ou simplesmente pela alegria de construir.

  • Para muitos, usar a Roblox para criar um jogo, experiência ou item virtual é uma forma de expressão criativa. Assim como outras formas de expressão criativa, como aprender a tocar um instrumento musical, ou filmar e fazer upload de seus próprios vídeos na internet, para muitos é um hobby, para outros pode eventualmente se tornar uma carreira.

  • Nossa comunidade de desenvolvedores e criadores inclui indivíduos com uma ampla gama de habilidades profissionais e tamanhos de equipe, desde jovens estudantes e pessoas com hobbies independentes, até estúdios em tempo integral.

  • A Roblox também é uma ferramenta educacional e a educação faz parte do DNA da empresa desde o primeiro dia. Hoje, educadores ao redor do mundo aproveitam a plataforma para criar experiências de aprendizado imersivas que inspiram criatividade, colaboração e pensamento crítico.

  • Estamos orgulhosos da diferença positiva que a construção na Roblox, com ferramentas gratuitas disponíveis para todos, fez na vida de muitos em nossa comunidade de desenvolvedores.

  1. Uma pesquisa recente sobre os motivos pelos quais a comunidade de criadores constrói na Roblox descobriu que o principal motivador para a maioria dos criadores não é o ganho monetário.

  • Em uma pesquisa realizada pela Roblox e concluída por mais de 6.500 criadores da Roblox no último trimestre de 2023, quando questionados sobre o que os motiva a desenvolver experiências na plataforma, se divertir foi citado 4 vezes mais do que a monetização.

  1. Para o subgrupo da comunidade de criadores que deseja buscar a monetização, a Roblox oferece uma proposta de valor única.

  • Como uma plataforma gerada pelo usuário (PGU), a economia na Roblox é diferente de outras plataformas de jogos. A Roblox nivela o campo de jogo para os desenvolvedores, oferecendo uma infraestrutura sem atritos, distribuição global e tecnologias de desenvolvimento a baixo custo inicial para os desenvolvedores.

  • Por exemplo, ao contrário de outras plataformas onde os desenvolvedores incorrem em despesas com taxas da loja de aplicativos, processamento de pagamento, armazenamento, hospedagem, infraestrutura, moderação e recursos de segurança – tudo isso é coberto pela Roblox.

  • Você pode aprender mais sobre a proposta de valor econômico e os ganhos para desenvolvedores na Roblox, assim como a divisão percentual da participação da Roblox, aqui.

  • Conforme nossa plataforma cresceu, nossos desenvolvedores e criadores que monetizam seu trabalho têm desfrutado de uma expansão significativa de ganhos ao longo do tempo através do programa Roblox Developer Exchange (DevEx), que é o meio pelo qual os criadores monetizam seus jogos e experiências. Você pode ver como nosso DevEx aumentou ao longo dos anos em nossos materiais complementares, na página 11.

  • Em 2023, entregamos mais de $741 milhões para a comunidade de criadores através do programa DevEx.

  • Estamos sempre buscando mais maneiras para os desenvolvedores ganharem mais na plataforma (leia Nossa Visão para a Economia da Roblox).

  1. Quanto a experiências monetizadas, a maioria é criada por desenvolvedores com 18 anos ou mais.

  • Dos criadores que estão inscritos no programa Roblox Developer Exchange (DevEx), a grande maioria tem mais de 18 anos

  • A idade média dos desenvolvedores com maiores ganhos e/ou engajamento é de cerca de 25 anos.

  • Em 2023, mais de 90% das 1.000 principais experiências em termos de horas engajadas eram de propriedade de desenvolvedores com pelo menos 18 anos.