Take-Two Interactive

O CEO da Take-Two Interactive, Strauss Zelnick, expressou seu ceticismo em relação ao termo “metaverso”, alertando que pode acabar mal para as empresas que tentam capitalizar a palavra da moda.

Metaverso

Embora não haja uma definição universalmente aceita, o “metaverso” é amplamente definido como uma rede de espaços virtuais 3D onde os usuários podem socializar, jogar e trabalhar, e alguns o imaginam como um sucessor da internet. Empresas como Sony, Epic, Lego, Meta, Krafton, Bandai Namco e Microsoft estão planejando suas próprias versões do conceito.

Quando perguntado sobre o conceito em uma nova entrevista em vídeo com o GamesIndustry.biz (via VGC), Zelnick disse que estava cético em relação a alguém “investir por trás de chavões” e argumentou que sua empresa já tinha seus próprios metaversos em jogos como GTA Online.

“Sempre sou cético em relação a chavões porque eles significam coisas diferentes para pessoas diferentes, e as pessoas que investem por trás de chavões provavelmente não acabam tendo ótimos resultados”, disse Zelnick. “Não sou cético em relação a mundos enormes, interativos, dinâmicos e divertidos porque nossa empresa é responsável por abrigar, no mínimo, três deles”, respondeu ele. “O maior da Terra, Grand Theft Auto Online e Red Dead Redemption Online e depois NBA 2K online, e outros que virão”, aponta.

“Então, eu acredito que as pessoas vão para os mundos digitais para se divertir, e se você oferecer uma experiência super divertida, acho que as pessoas vão migrar para ela. Acho que meu ceticismo está em todas as empresas de repente acreditarem que, ao dizer a palavra ‘metaverso’ adjacente à estratégia de negócios de sua empresa, isso significa que de alguma forma eles serão transformados e o nirvana está ao virar da esquina, e naturalmente esse não é o caso”. Zelnick apontou que ele suspeita particularmente de metaversos baseados em blockchain, acrescentando: “entreter as pessoas é muito difícil, construir propriedades modernas é incrivelmente difícil. Custa muito dinheiro, leva muito tempo e há uma enorme quantidade de risco. Então, quando uma empresa que não existia há dois anos lança um metaverso baseado em blockchain e vende centenas de milhões de dólares em imóveis digitais em um período de dois dias, claro, estou um pouco cético”.

“Como tenho um respeito saudável pelo quão difícil é entreter as pessoas dentro daquele imóvel e, na ausência de dar às pessoas um motivo para visitá-lo, não sei por que o imóvel tem algum valor. Mas é claro que, em última análise, todas as especulações terminam – a questão não é se, a questão é quando muito dinheiro está sendo jogado em uma palavra, e há algo disso acontecendo, você provavelmente pode adivinhar como vai ser: fim para muitas pessoas, e acho que a resposta é ‘não está bem’”.

Zelnick mais tarde esclareceu que não estava dizendo que todo metaverso falhará, simplesmente que não é garantia de sucesso. Ele comparou a situação com o boom das pontocom no final dos anos 90, apontando que, embora tenha levado a uma série de grandes histórias de sucesso como Meta, Google e Amazon, “muitas empresas também faliram”.

Lançamentos em Serviços de Assinatura

Zelnick também disse que não acha que faz sentido econômico que os jogos da empresa estejam disponíveis em serviços de assinatura no dia de seu lançamento.

Na mesma entrevista em vídeo com o GamesIndustry.biz, Zelnick apontou que, embora os jogos da Take-Two apareçam em serviços de assinatura, ele não acredita que adicioná-los no primeiro dia seja a melhor prática.

“Apoiamos vários serviços de assinatura e estamos felizes em fazê-lo”, disse Zelnick. “Nosso ceticismo tem sido em tornar os produtos de console da linha de frente disponíveis dia e data com assinatura. Isso não faz sentido para nós porque, economicamente falando, não achamos que os consumidores estejam dispostos a pagar por isso – por que estariam? – e não podemos nos dar ao luxo de virar nosso negócio de cabeça para baixo de uma forma que não faz sentido economicamente”.

“Portanto, sempre deve haver uma interseção entre o que o consumidor deseja e o que a companhia pode fazer, e não faz sentido fazer isso para propriedades de linha de frente em nossa opinião. Acho que a Sony concorda minimamente conosco, porque eles disseram isso. Pode ser potencialmente ótimo para propriedades de catálogo – essas são propriedades que estão no mercado há algum tempo. Se o preço deles foi reduzido, pode fazer sentido econômico oferecê-los por assinatura”.

No entanto, Zelnick enfatizou que essa nem sempre é a postura da empresa e pode mudar dependendo de como o cenário de assinaturas mudar no futuro. “Esta empresa não opera com base na opinião de uma pessoa, incluindo a minha, e quando fizer sentido apoiaremos serviços de assinatura, e se é onde o consumidor quer estar, é onde estaremos”, explicou. “É uma das coisas aterrorizantes de trabalhar em videogames – que estamos tão na vanguarda de tudo que qualquer previsão inevitavelmente fará alguém parecer tolo”.

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