O CEO da Saber Interactive, Matthew Karch, acredita que o “jogo a US$ 70” acabará se tornando uma coisa do passado, à medida que os desenvolvedores tentam reduzir custos e riscos em um mercado de jogos AAA cada vez mais desafiador.
Em declarações ao IGN (via VGC), Karch disse acreditar que a Saber, que engloba estúdios como Nimble Giant (Star Trek Infinite), 3D Realms (Ion Fury) e potencialmente 4A Games (Metro), ocupa uma posição entre estúdios independentes e publishers AAA.
Karch citou Helldivers 2 como um exemplo do tipo de jogo de “mercado intermediário” que gostaria de imitar. Ele disse ao IGN que um de seus próximos títulos, Space Marine 2, será vendido por US$ 70, mas apenas porque ele teme que o público veja um preço mais barato como um símbolo de baixa qualidade.
“Acho que à medida que os jogos ficam mais caros de fazer, o título de US$ 70 vai seguir o caminho do dodô [pássaro]”, disse ele. “Eu simplesmente não acho que seja sustentável… Olha, você se lembra do entusiasmo pelo Cyberpunk, que eu acho que no final das contas teve um bom desempenho, mas quando as expectativas são tão altas e tanto dinheiro é colocado em um título, é extremamente arriscado para a empresa isso é fazer isso. E se falhar? Você se lembra do que aconteceu quando a Ubisoft, alguns anos atrás, todos os seus títulos saíram do ano e, de repente, eles estavam em um lugar totalmente diferente? É difícil se recuperar disso”.
“Acho que o mercado vai mudar para um desenvolvimento que não é necessariamente de qualidade inferior, mas que haverá uma ênfase na tentativa de encontrar formas de reduzir custos”, comenta.