Refletindo sobre o lançamento conturbado de Cyberpunk 2077, o chefe de comunicação da CD Projekt argumentou que o jogo recebeu críticas duras demais quando foi lançado.
Embora reconhecendo que o jogo precisava ser melhorado quando chegou em 2020, Michał Platkow-Gilewski disse ao GamesIndustry.biz (via VGC) que acredita que merecia uma recepção melhor do que a que recebeu e sugeriu que algumas pessoas aderiram ao movimento para criticá-lo porque estava na moda fazer isso.
“Na verdade, acredito que Cyberpunk 2077 no lançamento foi muito melhor do que foi recebido, e até mesmo as primeiras críticas foram positivas”, disse ele. “Aí virou uma coisa descolada não gostar. Passamos de herói a zero muito rápido”.
“Esse foi o momento difícil. Não sabíamos o que estava acontecendo. Sabíamos que o jogo é ótimo, sim, poderíamos melhorá-lo, sim, precisaríamos de tempo para fazê-lo e precisaríamos reconstruir algumas coisas. Isso nos levou muito tempo, mas não acredito que estávamos quebrados. Nós sempre pensamos: vamos fazer isso”, explica.
Para Platkow-Gilewski, cujo trabalho é supervisionar o contato do estúdio com jogadores, mídia e influenciadores, ele espera que o DLC ajude a reconstruir a confiança perdida com alguns dos fãs da empresa.
“Pessoalmente, não fiquei feliz com a forma como as coisas aconteceram. Eu não esperava por isso”, disse. “Eu soube imediatamente que tínhamos que voltar. Gostei do lugar em que estávamos. Não estou falando do pico do hype, mas dois anos antes disso, tínhamos nossa comunidade, gostávamos deles, eles gostavam de nós, era incrível trabalhar na CD Projekt RED”.
“Depois do lançamento foi difícil, mas eu sabia que tínhamos as mesmas pessoas. Os jogadores eram os mesmos… só precisávamos consertar nosso relacionamento. A única coisa que podíamos realmente fazer é apenas entregar o que somos capazes. Tenho a sensação de que em breve poderemos fazer isso e espero que seja um novo começo para todos”, comenta.
Platkow-Gilewski também discutiu como a própria CD Projekt RED, que cresceu rapidamente e também se tornou conhecida pela cultura do crunch, precisava ser consertada antes do lançamento de Cyberpunk 2077.
“É muito difícil mudar uma empresa quando você tem que entregar algo e tem um prazo”, disse ele. “Não é o melhor momento para isso. Todo mundo estava esperando pelo lançamento. Essas mudanças teriam acontecido de qualquer maneira, mas [a situação de Cyberpunk] foi outra motivação. Foi um alerta, para dizer vamos reconstruir, vamos reestruturar, vamos repensar… o que se pode aprender com isso? Não é uma solução fácil”.
“Não é como se você pudesse decidir fazer algo diferente a partir de amanhã. É um processo que provavelmente levará muito tempo, mas vejo que a empresa trabalha de uma forma diferente do que costumava. E ninguém quer repetir os erros cometidos”.