O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro.
Como parte da série de 50 anos do Aniversário da Konami, a Konami Castlevania Collection reúne pela primeira vez muitos dos fantásticos títulos iniciais em uma única coleção temática. Quando os desenvolvedores criaram Castlevania em 1986/1987, pouco saibam que a franquia duraria mais de três décadas e inspiraria gerações de designers! A história de vampiros contra caçadores era uma abordagem nova de Drácula, de Bram Stoker, com o primeiro jogo se passando em 1691 e estrelava o protagonista Simon Belmont –e uma nova família de caçadores de vampiros nasceu!
Um dos primeiros jogos de plataforma, Castlevania coloca bastante ênfase no controle do jogador, ataques com timing perfeito e uma curva de aprendizado alta. Com habilidade limitada de ganhar vida usando os famosos frangos assados, é sempre bom ter cuidado e aprender os ataques dos inimigos.
Castlevania II: Simon’s Quest mostra um pouco do que a franquia se tornaria. Saindo do comum, usando um ciclo de dia e noite, missões e níveis de personagem, já mostrava que jogos de plataforma poderiam ser mais do que apenas aventuras lineares, e podem incorporar inovações. Mas tome cuidado, o povo da cidade pode ser mentiroso e dar dicas falsas! Melhor dica: quando obter um certo Cristal, volte ao cemitério e ajoelhe perto da parede impassável. Confie em nós, fará sentido depois.
Em Castlevania III: Dracula’s Curse, a escolha do jogador é importante. Opções diferentes permitem que os agora famosos personagens: Alucard, Sypha, e Grant se juntem à missão de Trevor Belmont para derrotar Drácula. Com apenas um companheiro disponível para Trevor, é melhor escolher com cuidado! A forma de morcego de Alucard melhora seu movimento e acesso a locais. A habilidade de escalar paredes de Grant, podendo mudar de direção no meio do pulo cria um estilo de jogo único. Sypha possui um arsenal de magias que deixam até os inimigos mais poderosos tremendo. Durante o desenvolvimento, fases inteiras tiveram que ser avaliadas e recriadas levando em consideração essas habilidades. A bela arte da capa é assinada por Tom duBois, que foi responsável por várias outras obras de arte de Castlevania e para a Konami!
Super Castlevania IV finalmente deixou o clã Belmont usar seu chicote de maneiras, como diremos, não convencionais. Os jogadores devem experimentar todasas novas opções de ataque e movimento, além da habilidade de controlar seus pulos um pouco melhor.
Em uma paródia cômica, Kid Dracula aparece para desafiar as hordas demoníacas pelo direito de governá-las! Pela primeira vez no ocidente, Demon Castle Special: Kid Dracula foi lançado originalmente apenas no japão em 1993. Como títulos de portáteis, Castlevania The Adventure e Castlevania II Belmont’s Revenge são conhecidos pelo seu design desafiador e ótimas trilhas sonoras.
Por último, em Castlevania Bloodlines — chamado de The New Generation na Europa — o jogo se passa no ambiente da Primeira Guerra Mundial. Com armas de fogo e um cenário mais sombrio, o jogador controla John Morris e Eric Lecarde. Dominar o estilo de jogo dos dois é crucial para passar por fases criadas especialmente para eles. O design dessasfases é inc´rivel, com a engine dando o máximo de si para acomodar a geometria evoluída de fases como a Torre de Pisa. Também apresenta música por Michiru Yamane, cujos temas assombrosos continuam na franquia após anos.
Uma notícia importante: ouvimos seus apelos e a Konami vai colocar os variantes dos títulos Japoneses gratuitamente após o lançamento. Fique ligado para mais detalhes!
Para fãs e jogadores novos, a Castlevania Collection é uma janela interessante e especial da história dos games. Os jogadores aprenderão paciência e a pular na hora certa. há um ritmo na jogabilidade, com ataques de inimigos para decorar e botões para apertar na hora certa. Seja paciente e lembre-se, Drácula é imortal, e está esperando por você.