Os jogos eletrônicos profissionais, conhecidos como eSports, estão crescendo no mundo todo, e isso também inclui o Brasil, já que cada vez mais aumentam as procuras pela modalidade no país. Dessa forma, existem sites especializados que falam sobre o assunto, como o Wetten.com Brasil, e claro, as apostas esportivas, fatores que contribuem para esse crescimento.
Jogos eletrônicos profissionais, o eSports, cresce cada vez mais no Brasil e desperta o interesse de apostadores
Portanto, as casas de apostas acabam ficando bem confiantes no crescimento e sucesso da modalidade em solo brasileiro, já que cada vez mais as equipes investem em qualidade, disputando títulos e resultando em maior interesse da população.
É importante ressaltar que o eSports foi avançando ano a ano, se tornando em uma profissão séria, com equipes qualificadas que passam por uma dura rotina de treinamento para manter o alto nível, desempenhando o seu papel em alto rendimento.
Um dos motivos que contribuem para a popularização do eSports no Brasil é o apoio frequente das casas de apostas, já que as mesmas estão sempre dispostas a contribuir financeiramente e na exposição das marcas com patrocínios que ajudam bastante.
E claro que as empresas também ganham. Com essas parcerias, os fãs da modalidade se interessam pelas apostas e acabam conhecendo através das empresas que estão em evidência na modalidade, criando uma conta muitas vezes para testar, mas acabam se tornando em apostadores com o passar do tempo.
Casas de apostas investem em equipes e competições de eSports
São diversas opções de casas de apostas que investem em equipes e eventos de eSports. Um exemplo é a parceria entre Sportsbet.io com a equipe Imperial, que inclusive disputa competições em solo brasileiro e mundial. No acordo, a casa de apostas ficou com o naming rights de todas as categorias do time.
Também podemos citar a parceria entre o Santos eSports com a Pinnacle. Nesse caso, temos um bom exemplo de equipe tradicional no futebol, reconhecida mundialmente, que entra no mundo dos games com todo um peso, e consigo traz uma fanática torcida e marca forte, o que contribui para que novas pessoas se interessem pela modalidade, dando uma atenção maior.
O Flamengo, equipe com maior torcida do mundo no futebol, também é um dos times que criaram a sua equipe de eSports e contribuem com o crescimento da modalidade no país.
As empresas também buscam patrocínios com eventos, e um bom exemplo é a Betway, patrocinando o circuito mundial de CS:GO. Inclusive, a casa é uma das parceiras da equipe MIBR, um dos times de eSports mais fortes do país, que briga contra gigantes do mundo todo na competição.
Dessa forma, com o eSports em alta, as apostas online no segmento ganham mais espaço a cada dia, e a modalidade vai se popularizando cada vez mais no Brasil, atraindo um grande público.
Temporada de 2021 no eSports deve ter recorde de audiência
Segundo a Newzoo, uma agência global focada em marketing especializado, o eSports teve um público mundial de 443 milhões em 2019 e de 495 milhões em 2020, um crescimento que foi empurrado muito pela popularização na América Latina. Para 2021, a expectativa é que a temporada feche com números superiores a 700 milhões de pessoas.
Saindo do cenário geral e focando no Brasil, os números também são bem animadores. Na última temporada, o CBLoL, Campeonato Brasileiro de League of Legends, teve um incrível pico de audiência de quase 400 mil espectadores, um marco histórico para o Brasil.
Dessa forma, a expectativa é que cada vez mais o eSports cresça no mundo todo, inclusive no Brasil. Além disso, com as parcerias entre equipes e casas de apostas, todos saem ganhando, pois os times conseguem se fortalecer, as empresas ganham com os novos apostadores, e o público acaba obtendo mais opções de apostas na modalidade.