O diretor Satoru Nihei e o produtor Akihito Kadowaki de Onimusha: Way of the Sword sugerem que o jogo está em produção desde 2020 (se não antes), explicando que levaram dois anos inteiros apenas para obter permissão para usar a imagem de Toshiro Mifune como Musashi Miyamoto, o personagem principal do jogo.
Em uma entrevista ao Game Watch (via Automaton), Kadowaki explicou que pretendiam usar o falecido ator Mifune como modelo para Miyamoto desde o início da produção, no entanto, a Capcom demorou muito para chegar a um acordo com a Mifune Productions. Segundo Kadowaki, eles levaram cerca de dois anos de discussões e finalmente conseguiram assinar oficialmente o contrato por volta de 2022.
Aparentemente, a ideia de ter Mifune como o rosto do próximo Onimusha surgiu de Nihei, que tentava visualizar “o que há de tão especial nos samurais que os torna tão legais”. A resposta que ele encontrou foi a tenacidade, vê-los lutar, mas ainda assim continuar lutando até o fim – e a única figura histórica que se encaixava em sua ideia de um samurai perfeito seria Musashi Miyamoto, um dos espadachins mais renomados do Japão. Em busca de ideias de como retratar Miyamoto, Nihei recorreu ao cinema clássico japonês. Em particular, ele buscava alguém que se encaixasse na descrição de “um jovem samurai que luta brutalmente, coberto de sangue e lama”, e foi aí que percebeu que Toshiro Mifune seria o candidato perfeito. Mifune não apenas interpretou o papel principal no filme Samurai I: Musashi Miyamoto, de 1954, como também foi um astro internacional, conhecido por seus papéis em filmes aclamados pela crítica de Akira Kurosawa, como Os Sete Samurais, Rashomon, etc.
Kadowaki observou que, ao contrário de títulos anteriores da série Onimusha, o objetivo principal não era ter Mifune como a “estrela” do jogo, mas sim que eles acharam sua aparência e comportamento adequados ao personagem – e por isso não se preocuparam muito em criar ações que destacassem o próprio ator. No entanto, adicionaram alguns detalhes que realçam o sabor de sua atuação. Nihei respondeu que eles não se concentraram em tentar fazê-lo parecer descolado durante as lutas de espadas, mas sim em realçar sua personalidade por meio de sua atuação, seus maneirismos e expressões faciais. Antes de tudo, eles queriam retratar um samurai com qualidades humanas reais, e tendo Mifune como modelo para o personagem principal, todas as peças se encaixaram naturalmente.
“Já existem muitas representações do personagem de Musashi Miyamoto por aí”, explicou Kadowaki, listando Sengoku Basara e títulos anteriores da série Onimusha como exemplos. “Por isso, fomos muito criteriosos em transformar nosso novo protagonista Musashi em um personagem totalmente novo. E, nesse sentido, estávamos absolutamente determinados a usar o rosto de Mifune para retratá-lo. Com tanto cuidado com os detalhes, estamos confiantes de que ele se tornou um protagonista excepcionalmente bom para a série”.
Onimusha: Way of the Sword será lançado em 2026 para PlayStation 5, Xbox Series e PC via Steam.