Especiais

Call of Duty: Black Ops 7 – Primeiras Impressões do Beta

Apesar de ser um lançamento anual (há 18 anos!), o anúncio de um novo Black Ops pegou muita gente de surpresa, especialmente dado o quão recente o sexto título da franquia ainda é.

Com promessas de um retorar ao lado mais futurista da saga e reviravoltas na campanha, a Activision nos convidou para o período fechado de testes e dar uma conferida como essa ‘’nova’’ direção vai mudar o modo multiplayer que já virou o feijão com arroz de todo fã de um bom tiroteio nos consoles.

A melhor forma de resumir minha experiência na beta é que o sétimo jogo da franquia é uma mistura entre o Black ops 3, 4 e 6, mas não do modo como você espera.

Não é o caso de personagens terem poderes específicos, conseguirem voar ou até correr pelas paredes, mas sim uma tentativa de resgatar algumas características de todos esses três jogos.

Para começar, a Corrida Tática foi drasticamente alterada, agora não sendo mais um componente ‘’base’’ da movimentação e sim uma Perk que você precisa selecionar na hora de construir a sua classe.

Por si só, essa já é na minha opinião a mudança mais drástica na movimentação do CoD, algo que honestamente falando parece que muda em todo ano e foi deixando a franquia cada vez mais frenética.

Não estou dizendo que não vai haver jogadores que ainda correm por aí deslizando, dando o famoso jump shot ou virando 360 graus enquanto caem no chão, isso tudo ainda existe, mas pelo menos é perceptível que Black Ops 7 deu uma desacelerada, algo que na minha opinião é muito bem-vindo depois de algumas horas frustrado com o seu antecessor.

Dito isso, a movimentação ainda recebeu alguns brinquedos novos (ou nesse caso nem tão novos assim) que dão uma apimentada na jogabilidade.

Lembra da corrida na parede do Black Ops 3? Bom, ela voltou, mas levemente nerfada.

Ao invés de você poder correr infinitamente ou sair voando por ai, a pegada agora é que é possível pegar impulso pelas paredes e ter mais facilidade de alcançar alguns lugares que você previamente precisava dar uns pulinhos a mais.

Não chega a ser algo muda tanto assim o plano de visão do jogo, você não vai de repente precisar começar a mirar no céu igual em jogos passados.

Essa mudança honestamente falando parece ser mais uma ‘’suavização’’ da movimentação, algo que os desenvolvedores já estavam mexendo no Black Ops 6 especialmente na hora de pular obstáculos automaticamente enquanto corre.

Pode ser que essa mudança seja mais impactante mais tarde? Com certeza, mas na minha breve experiência na beta e nos mapas disponíveis não foi uma implementação tão gritante quanto eu imaginei que fosse.

Claro, a possibilidade de se ter novos caminhos para flanquear inevitavelmente deixa o jogo mais agressivo, e considerando o que eu disse anteriormente sobre ainda ser possível deslizar por aí pode ser que deixe o jogo mais difícil para quem não está acostumado, mas eu diria que de toda implementação moderna de CoD, essa é provavelmente a mais ‘’tranquila’’ até então.

Falando em modernidade, as barras de vida que apareceram pela primeira vez lá no Black Ops 4 voltaram e honestamente falando, são muito bem-vindas.

Se tem uma coisa que Call of Duty sempre soube fazer bem é dar estímulos sonoros e visuais na hora do combate, basta ver quantos jogos adotaram o famoso ‘’hit marker’’ conforme os anos foram passando.

A barra de vida é ainda mais um recurso que amplia aquela satisfação em ver a vida do inimigo descendo em um jogo que parece não perder uma oportunidade de dar endorfina depois de um duelo bem jogado, é algo que já faz parte da fórmula da franquia e um dos motivos que faz tanta gente voltar todo ano.

A escolha de mapas foi limitada, o que é de praxe para uma beta. Todas elas funcionam nos moldes tradicionais de CoD, tendo três ‘’lanes’’ onde boa parte do caos acontece no meio e com diversos caminhos menores entre eles para entrar de flanco.

Não teve nada muito além do esperado ou algo que honestamente tivesse chamado muita atenção.

Comparada com a beta do Black Ops 6 foi ao menos uma escolha de mapas melhor, já que não tivemos nada nos moldes de Babylon (o famoso mapa ‘’quadrado’’ e claustrofóbico, típico de grind).

Uma das surpresas dessa beta (que inclusive aconteceu enquanto eu estava escrevendo o texto), foi a inclusão de uma playlist dedicada ao matchmaking clássico, com menor foco infame Skill Based Matchmaking (pareamento por habilidade).

Se você acompanha o cenário de CoD ou ao menos interage com a comunidade a algum tempo, sabe o quão importante essa implementação é para os fãs de longa data, especialmente para aqueles que não aguentam mais precisar ‘’suar’’ para tirar uma boa partida.

Esse tipo de matchmaking vem funcionando desde o reboot da série em 2019 (apesar de desenvolvedores passados falarem que esse sistema existe a ainda mais tempo) e sempre causou um grande descaso entre a equipe de desenvolvimento e seus jogadores.

Ainda não se sabe se essa playlist vai se manter ativa durante o lançamento final, mas voltando ao jogo após ela ter sido liberada eu honestamente não sei dizer se houve muita diferença fora o fato de as partidas estarem se formando mais rápido.

Pode ser o simples fato de que é o final de semana e existem mais jogadores online? Claro, mas ao menos é bom finalmente ver a equipe ao menos cedendo a um dos maiores pedidos da comunidade depois de tantos anos.

No geral Black Ops 7 parece ser aquilo que todo mundo já está acostumado. É um novo Call of Duty, algumas coisas novas, outras nem tanto e gameplay satisfatória de sempre.

Se você não vem gostando da direção que a franquia vem tomando desde 2019 é difícil dizer se esse vai ser a versão que vai mudar sua opinião.

Ele ainda é um jogo rápido, ainda tem gente deslizando por aí, você ainda precisa grindar suas armas, níveis camuflagens etc., mas ao menos parece que as coisas deram uma (leve) desacelerada e talvez seja isso que faltava para muita gente.

Agora basta ver quais serão os próximos passos o título vai receber e como a equipe vai ouvir o feedback entrando no período de beta aberto no dia 5.

Preview realizado com um código fornecido pela Activision.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo