Call of Duty: Black Ops 6 tem suporte integrado para uma ferramenta de áudio de terceiros que cobra US$ 20 para um perfil personalizado.
Em uma postagem de blog (via IGN), a Activision disse que Black Ops 6 será lançado com um Modo de Fone de Ouvido Aprimorado que faz uso da tecnologia Immerse Spatial Audio da Embody “para aumentar a precisão direcional dos sons reproduzidos no mundo”.
A Embody é uma empresa de áudio personalizado que já trabalhou com Final Fantasy XIV e Cyberpunk 2077 para integrar sua tecnologia em videogames. O Immerse Spatial Audio funciona com qualquer modelo de fone de ouvido ou earbud e é dito que “melhora muito a experiência de áudio espacial do jogador”.
Incluído como parte do Modo de Fone de Ouvido Aprimorado do Black Ops 6 está um perfil Universal Head Related Transfer Function (HRTF) que foi “criado especificamente para o ambiente sonora do Call of Duty“.
Opcionalmente, a Activision disse que os jogadores podem “escolher aprimorar ainda mais essa experiência HRTF criando um perfil personalizado que leva em conta os atributos físicos do jogador, como o formato da orelha ou da cabeça. Essa personalização é acessada no jogo e concluída usando o portal de personalização da Embody”.
O que a postagem do blog da Activision não mencionou é que habilitar o áudio personalizado da Embody no Black Ops 6 custa dinheiro do mundo real (US$ 20 por cinco anos, embora haja um teste gratuito), e é essa revelação que pegou alguns fãs de Call of Duty desprevenidos, levando a reclamações nas redes sociais e subreddits e acusações de que o Black Ops 6 é “pague para ouvir”.
De qualquer forma, vale ressaltar que a tecnologia com o perfil padrão está inclusa no jogo de forma gratuita. É criar um perfil personalizado que custa dinheiro.
Call of Duty: Black Ops 6 será lançado em 25 de outubro para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC.