O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog.
Temos o prazer de confirmar que o jogo de escalada e sobrevivência Cairn será lançado para PS5 em 5 de novembro de 2025. Você pode tentar sua primeira escalada com Aava hoje mesmo, pois uma demo já está disponível para PS5! Aprimore suas habilidades de escalada na serra Tenzen antes da escalada do implacável Monte Kami.
Não é a montanha que conquistamos, mas a nós mesmos
Um cairn é uma pilha de pedras empilhadas para marcar uma trilha ou servir de memorial. É uma ótima representação da ideia de “cheguei até aqui”.
Em Cairn, nosso jogo de escalada de sobrevivência, você precisará de determinação e persistência para “chegar até aqui”. Quando decidimos fazer um videogame sobre alpinismo, ficamos fascinados com a dedicação e a determinação demonstradas pelos escaladores. Eles estão dispostos a arriscar tudo por causa da sensação extraordinária que isso lhes proporciona: extremamente satisfeitos e livres. E é essa a emoção que queríamos reproduzir e fazer você sentir, como jogador.
Passamos 3 anos pesquisando e desenvolvendo para criar nossa própria maneira de escalar. É completamente única e nova. Você já escalou em videogames, mas a maioria dos jogos usa a escalada como uma mecânica de travessia para chegar a um local diferente. Em Cairn, escalar é o verdadeiro desafio, é onde você falha ou consegue. É o que vai fazer suas mãos suarem.
Os pilares da nossa jogabilidade de escalada são o que a tornam única: um controle de escalada simples, porém profundo, e liberdade total para escalar em qualquer lugar.
Fácil de aprender, difícil de fazer…ai! meu dedo!
Primeiro, é simples escalar. Criamos uma jogabilidade de simulação profunda, mantendo comandos simples. Em Cairn, você controla cada mão e pé individualmente, mas com apenas o analógico esquerdo e um botão para se agarrar à parede. Noventa por cento dos comandos que você faz são apenas mover o analógico esquerdo e pressionar Quadrado. Parece simples, não é? O mesmo acontece em Gran Turismo, quando você dirige e acelera com os mesmos dois comandos, mas ainda assim você estará praticando por horas para melhorar seu tempo de volta em 3 segundos. Em Cairn, o desafio não é sobre os controles dos membros, mas sim sobre posicioná-los taticamente e manter seu personagem em equilíbrio.
Trabalhamos em um sistema de movimento avançado que faz seu personagem se mover como um alpinista, de acordo com o que você mira com a mão ou o pé. A simulação calcula a mecânica corporal, mas também os esforços, e seu personagem fica cansado e sem fôlego como consequência.
O resultado é uma imersão altíssima: você apenas olha para o seu personagem, ouve sua respiração e sente seus membros tremerem diretamente em suas mãos com as vibrações precisas do controle Dualsense. Não há feedback na interface do usuário. Você aprende a ler o estado de exaustão do alpinista. Com a prática, você sabe o que é um movimento impossível, um ousado e um seguro.
O melhor da escalada é que o objetivo é bem claro: chegar à próxima saliência, ao próximo cume. Você vê seu objetivo, só precisa alcançá-lo. E o fracasso também é bem óbvio: você cai. Isso ajuda você a se concentrar no que é importante: seu corpo, seus movimentos, sua resistência. E, eventualmente, quando você chega àquela saliência, alívio e alegria!
Encontrar rotas é falar a linguagem da montanha
A segunda revolução em Cairn é a liberdade de escalar em qualquer lugar. Não é um caminho ou uma ramificação de caminhos projetados por designers de níveis, é uma montanha inteira e você pode enfiar a mão em qualquer fenda que encontrar.
A montanha foi construída pedra por pedra pela nossa equipe de design (a quem agradeço profundamente). E isso traz uma sensação incomparável de liberdade. Nem mesmo os nossos designers de níveis sabem onde você vai escalar, qual rota vai escolher.
Durante nossos testes, notamos algo bastante interessante: jogadores de videogame geralmente caminhavam em direção à parede e começavam a escalar. Já os escaladores de verdade olhavam para a parede antes de escalar, notavam rachaduras, agarras, obstáculos, saliências na rocha e decidiam por uma rota. Planejar com antecedência, adaptar-se à parede, parar para respirar e descansar, decifrar a rocha… faz parte da diversão em Cairn. A cada segundo que você joga, você se depara com uma escolha.
Completando
Cairn não é apenas uma simulação de escalada. É uma imersão em uma natureza lindamente estilizada, é ouvir o rugido de uma tempestade, sozinho na montanha, é sobreviver à fome, ao frio, à sede e à dor. É sobre a jornada de Aava enquanto ela tenta chegar ao cume, e as pessoas e lugares que ela encontrará pelo caminho. É sobre sua determinação e seus sacrifícios, sua busca pela liberdade. Mas em breve, contaremos mais sobre todos esses aspectos do jogo…