Bungie explica o que aconteceu nas 20 horas que Destiny 2 ficou offline

Destiny 2

Nesta semana, a Bungie desligou os servidores de Destiny 2 enquanto o estúdio investigava um problema que fazia os jogadores aparentemente perderem o progresso nos desafios do jogo. Essa interrupção durou um pouco mais do que todos esperavam, com o jogo permanecendo offline por quase 20 horas.

A Bungie explicou o que aconteceu, por que e como foi corrigido em sua última postagem no blog. E, surpreendentemente, ela é mais transparente do que você imagina, entrando em detalhes técnicos do problema.

De acordo com a Bungie, logo após o lançamento de uma atualização anterior para o jogo (Hotfix 6.3.0.5), os jogadores começaram a relatar que muitos triunfos, selos e catalisadores haviam desaparecido. A Bungie percebeu que isso estava sendo causado depois que moveu alguns desafios “atualmente incompletos” para uma área diferente dos dados do jogo. Para fazer isso, a Bungie usou uma ferramenta “muito poderosa” que permite ao estúdio mexer no estado do jogo e na conta do jogador. Aparentemente, devido a um erro de configuração, a Bungie acidentalmente “reexecutou um processo de migração de estado mais antigo” usado em uma atualização anterior. Por causa desse erro, a ferramenta copiou dados antigos dessa atualização anterior para a versão atual do jogo, o que basicamente desfez as conquistas recentes de alguns jogadores no jogo.

“Depois que identificamos que o problema resultou na perda do estado do jogador”, escreveu a Bungie, “desativamos o jogo e revertemos o banco de dados do jogador enquanto investigávamos como remover a mudança perigosa da compilação”. Depois de criar um novo patch que removeu a alteração incorreta, o problema foi corrigido e, após alguns testes, Bunnie implantou a atualização. No entanto, como resultado desse patch, todas as contas de jogadores tiveram que ser revertidas algumas horas antes que a atualização problemática fosse lançada. Isso significa que qualquer progresso do jogador feito no início do dia 24 de janeiro foi perdido. Todas as compras feitas durante esse período também foram reembolsadas.