A Bungie vai demitir 220 funcionários, ou cerca de 17% de sua força de trabalho, devido aos ‘aumentos nos custos de desenvolvimento e mudanças na indústria, bem como às condições econômicas duradouras’, anunciou o presidente e CEO da Bungie, Pete Parsons.
Essas demissões afetarão ‘todos os níveis’ da Bungie, incluindo funções executivas e de liderança sênior. Os funcionários demitidos receberão um ‘generoso pacote de saída, incluindo indenização, bônus e cobertura de saúde’.
A Bungie também está aprofundando sua integração com a Sony Interactive Entertainment, integrando 155 funções, ou 12% de sua força de trabalho, na Sony Interactive Entertainment nos próximos trimestres. De acordo com Parsons, a Sony Interactive Entertainment ‘trabalhou incansavelmente’ com a Bungie para identificar funções para o maior número possível de pessoas que, de outra forma, teriam sido afetadas pelas demissões.
Como parte de sua integração mais profunda com a Sony Interactive Entertainment, um dos projetos de incubação da Bungie — um jogo de ação ambientado em um novo universo de ciência e fantasia — será desmembrado da Bungie e continuará o desenvolvimento em um estúdio recém-formado dentro do PlayStation Studios.
Veja a mensagem completa do presidente e CEO da Bungie, Pete Parsons, abaixo.
Esta manhã, estou compartilhando com todos vocês algumas das mudanças mais difíceis que já tivemos que fazer como estúdio. Devido aos crescentes custos de desenvolvimento e mudanças na indústria, bem como às condições econômicas duradouras, ficou claro que precisamos fazer mudanças substanciais em nossa estrutura de custos e concentrar os esforços de desenvolvimento inteiramente em Destiny e Marathon.
Isso significa que, a partir de hoje, 220 de nossas funções serão eliminadas, representando cerca de 17% da força de trabalho do nosso estúdio.
Essas ações afetarão todos os níveis da empresa, incluindo a maioria de nossas funções executivas e de liderança sênior.
Hoje é um dia difícil e doloroso, especialmente para nossos colegas que estão saindo, todos os quais fizeram contribuições importantes e valiosas para a Bungie. Nosso objetivo é apoiá-los com o máximo de cuidado e respeito. Para todos os afetados por essa redução de empregos, ofereceremos um pacote de saída generoso, incluindo indenização, bônus e cobertura de saúde.
Percebo que tudo isso é uma notícia difícil, especialmente após o sucesso que vimos com The Final Shape. Mas, à medida que navegamos pelas realidades econômicas mais amplas no último ano e depois de esgotar todas as outras opções de mitigação, isso se tornou uma decisão necessária para reorientar nosso estúdio e nossos negócios com metas mais realistas e finanças viáveis.
Estamos nos comprometendo com duas outras mudanças importantes hoje que acreditamos que apoiarão nosso foco, alavancarão os pontos fortes da Sony e criarão novas oportunidades para o talento da Bungie.
Primeiro, estamos aprofundando nossa integração com a Sony Interactive Entertainment, trabalhando para integrar 155 de nossas funções, cerca de 12%, na Sony Interactive Entertainment nos próximos trimestres. A Sony Interactive Entertainment trabalhou incansavelmente conosco para identificar funções para o máximo possível de pessoas, permitindo que juntos salvássemos uma grande quantidade de talentos que, de outra forma, teriam sido afetados pela redução de força.
Em segundo lugar, estamos trabalhando com a liderança do PlayStation Studios para lançar um dos nossos projetos de incubação — um jogo de ação ambientado em um universo de ciência e fantasia totalmente novo — para formar um novo estúdio dentro do PlayStation Studios para continuar seu desenvolvimento promissor.
Este será um momento de tremenda mudança para o nosso estúdio.
Vamos destrinchar como chegamos a essa posição; é importante entender como chegamos aqui.
Por mais de cinco anos, nossa meta foi lançar jogos em três franquias globais duradouras. Para concretizar essa ambição, criamos vários projetos de incubação, cada um deles semeado com líderes de desenvolvimento sênior de nossas equipes existentes. Por fim, percebemos que esse modelo esticava muito nosso talento, muito rápido. Também forçou nossas estruturas de suporte de estúdio a escalar para um nível maior do que poderíamos suportar realisticamente, dados nossos dois produtos principais em desenvolvimento — Destiny e Marathon.
Além disso, em 2023, nossa rápida expansão colidiu de frente com uma ampla desaceleração econômica, uma forte desaceleração na indústria de jogos, nossa falta de qualidade com Destiny 2: Lightfall e a necessidade de dar a The Final Shape e Marathon o tempo necessário para garantir que ambos os projetos entregassem a qualidade que nossos jogadores esperam e merecem. Fomos excessivamente ambiciosos, nossas margens de segurança financeira foram posteriormente excedidas e começamos a correr no vermelho.
Depois que essa nova trajetória ficou clara, sabíamos que tínhamos que mudar nosso curso e velocidade, e fizemos tudo o que podíamos para evitar o resultado de hoje. Mesmo com esforços exaustivos empreendidos por nossas equipes de liderança e produtos para resolver nossos desafios financeiros, essas etapas simplesmente não foram suficientes.
Como resultado, hoje devemos dizer adeus a talentos, colegas e amigos incríveis.
Este será um momento desafiador na Bungie, e precisaremos ajudar nossa equipe a navegar por essas mudanças nas próximas semanas e meses. Esta será uma semana difícil, e sabemos que nossa equipe precisará de tempo para processar, fazer perguntas e absorver essas notícias. Hoje, e nas próximas semanas, realizaremos reuniões de equipe e prefeituras, sessões de discussão de equipe e sessões privadas e individuais para garantir que estamos mantendo nossa comunicação aberta e transparente.
A Bungie continuará a fazer ótimos jogos. Ainda temos mais de 850 membros da equipe construindo Destiny e Marathon, e continuaremos a construir experiências incríveis que excedem as expectativas de nossos jogadores.
Haverá um momento para falar sobre nossos objetivos e projetos, mas hoje não é esse dia. Hoje, nosso foco é apoiar nosso pessoal.
—Pete Parsons