O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro.
Budget Cuts é um game de ação e aventura com muita furtividade, sobre espreitar, esfaquear, e robôs (!), criado do zero para a realidade virtual. Em poucas semanas, lançaremos Budget Cuts para Playstation, e não podemos estar mais animados para ver todos os jogadores PSVR enfrentando a eficiência maligna dos robôs da TransCorp!
Nos divertimos muito lotando o jogo de conteúdo para todos vocês – A história principal tem horas de gameplay que os levarão escritórios, fábricas e várias salas de correspondência. Juntando isso com os puzzles, furtividade, combate, cookies virtuais, colecionáveis brilhantes e até uma luta de chefe (não podia faltar), e você verá muita tensão, ação e risadas. Também criamos um Arcade Mode que você pode acessar usando a uh… *olhando minhas notas*… a máquina de fliperama, (um simples menu teria sido muito fácil) que traz várias novas fases e um modo competitivo do jogo. Mal podemos esperar para ver o que acham!
Então embora muito do trabalho que tivemos no jogo até agora foi o de levar todos os escritórios, fábricas e salas de correspondência da TransCorp até o Playstation, não resistimos e criamos uma nova fase inteira neste universo maluco, criada especialmente com para o PSVR. Foi assim que criamos Panopticon!
Em Panopticon, queremos nos concentrar na jornada do jogador e na importância da escolha para o design da fase. Fizemos isso providenciando um objetivo central claro, fácil de localizar, mas difícil de acessar (aquela sala verde no meio da fase). Queremos incentivar o jogador a criar seu próprio caminho, usando força bruta e ação, ou furtividade, se esgueirando pelos corredores para alcançar o centro da fase. O tema da fase realmente foi a ênfase no fato de ser o próprio jogador que escolhe se quer atravessar a fase matando tudo ou não.
Para garantir que Panopticon tivesse um objetivo fácil de ver (mas também fora do alcance), decidimos usar um mapa radial para a fase. O design foi um encaixe perfeito ao formato circular que pode ver. Isso teve o efeito de desafiar as habilidades de navegação do jogador – ou pode acabar dando voltas se não prestar atenção. O layout também ajuda a tornar o centro da fase visível de vários pontos, o que ajuda o jogador a tomar decisões informadas sobre como atingir seu objetivo.
Também quisemos brincar com o espaço e as formas na fase, usando mais formas redondas e verticalidade dentro dos escritórios, e dependendo do nosso estilo de arte icônico de “color blocking” para que todas as fatias da fase fossem memoráveis. usar cores para distinguir áreas do jogo também ajuda na hora de facilitar a navegação para o jogador, reforçando ainda mais suas escolhas.
Esperamos que tenham curtido essa “falação sobre design de fases” de nós aqui da Neat Corporation, e não vemos a hora de poderem jogar Panopticon com seu próprio estilo, quando Budget Cuts chegar para Playstation dia 15 de maio!