Breakthrough Gaming

Conquistar o troféu de platina deveria significar que você conseguiu fazer algo trabalhoso e difícil. Ou seja, que você realmente se dedicou ao jogo. Em alguns casos pode ser algo difícil, enquanto que outros seriam muitas horas gastas. Mas, ultimamente, esse prestígio está sumindo cada vez mais.

Existem vários jogos no passado que seguiam essa filosofia e há ainda alguns que fazem isso, mas até a própria Sony tem colocado o troféu de platina em seus games como algo fácil de ser conquistado. Basta terminar o jogo e fazer uma limpa (normalmente nem precisa de uma limpa completa) que a platina vem, podendo tudo ser feito no muito fácil. Ultimamente, isso está sendo compensado com troféus DLCs mais desafiadores, mas para quem se importa apenas com a platina, ela está fácil.

Troféus PSN

Empresas Conhecidas

Com o tempo, as empresas começaram a oferecer jogos com platinas fáceis. Porém, determinadas publishers se focaram totalmente nesse quesito. Ratalaika Games e eastasiasoft fazem isso de forma discreta: publicam jogos indie, que no fundo são jogos sólidos, mas cuja platina é conquistada em pouco tempo (você não precisa avançar muito no jogo, mesmo ele oferecendo muito mais do que a platina pede).

Em nosso canal do YouTube, começamos a oferecer guias para essas platinas fáceis dessas duas empresas (e algumas outras). Confira tudo nesta playlist com 92 vídeos e crescendo.

Mas há empresas que se dedicaram totalmente a isso. Você deve ter notado os jogos da ThiGames: são todos “jumping” alguma coisa, como Taco, Pizza, Sushi, Burger e assim por diante. Na maioria dos casos, é o mesmo jogo apenas trocando o personagem principal.

The Jumping Pizza

Breakthrough Gaming

E agora temos a Breakthrough Gaming. Os seus jogos chamam a atenção porque as artes parecem ter sido feitas no Paint. Mas há algo muito curioso nessa história.

Pesquisando sobre a empresa, você encontra o seu site oficial. Lá temos a descrição de sua filosofia: “a Breakthrough Gaming cria videogames com temas cristãos que você pode jogar hoje no PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox, Windows 10, Windows 11, smartphones e tablets”. Exatamente o que você leu: os jogos tentam passar uma mensagem cristã. E, não por coincidência, o lançamento deles sempre ocorre aos domingos.

Não estamos aqui para discutir o que a empresa quer oferecer, mas sim pelas suas platinas. Todos os títulos da Breakthrough Gaming possuem platinas ridicularmente fáceis, mas que tentam oferecer algo a mais, como um boliche ou alguns outros gêneros. Ultimamente, no entanto, eles conseguiram se superar.

Visual Novels da Breakthrough Gaming

Nas últimas semanas, a Breakthrough Gaming tem oferecido Visual Novels. Sabemos que, no geral, Visual Novels não possuem platinas difíceis. Muitas delas permitem que você avance (skip) por toda a história, escolhendo apenas o que é preciso para obter todos os troféus. Há até alguns casos, como The Language of Love, da Ratalaika Games, que você simplesmente deve iniciar o jogo e deixá-lo avançar sozinho. Não há escolhas e, em menos de três minutos, a platina é sua.

Mas e a Breakthrough Gaming? As platinas de suas Visual Novels surgem em menos de 15 segundos. Você não leu errado: a platina pode ser obtida em menos tempo que você demorou para chegar até este parágrafo. É claro, você pode ler todo o conteúdo do jogo, mas sabemos que a empresa não está vendendo o game para isso – mas justamente para aqueles que querem mais platinas em seus perfis.

E o mais é interessante disso é o seu preço. The Language of Love, citado anteriormente, custa R$ 64,50 na PS Store (apesar de estar com 60% de desconto no momento). Não é algo acessível considerando o que ele oferece. Já os jogos visual novel da Breakthrough Gaming saem por apenas R$ 2,60 (0,49 USD lá fora).

Há os seguintes jogos nesse estilo já disponíveis, com mais deles provavelmente a caminho nos próximos domingos:

Abaixo você confere a platina de Welcome to Mark’s Story in the World of Project: Summer Ice (Visual Novel), lançado hoje:

Conclusão

O que gostaria que todos aprendessem com essa história é que número de platinas no perfil de qualquer jogador não significa absolutamente nada atualmente. Com a quantidade absurda de jogos fáceis, curtos e baratos, ter 100 ou 1.000 platinas não quer dizer nada. Fica aqui o registro de um sistema que tinha potencial para mostrar as suas verdadeiras conquistas, mas que hoje é falho.

Dificilmente a Sony vai se mexer quanto a isso, porém algo que você pode usar como medida verdadeira de conquistas é separar os jogos por dificuldade. Sites como o PSN Trophy Leaders permite que você faça isso (clique em “Difficulty” no “Sort By”). Dessa forma, você verá quais jogos difíceis aquele jogador realmente conseguiu as platinas.

Winz.io