Os brasileiros são assíduos consumidores de conteúdo de jogos online. No entanto, o perfil do jogador tem passado por mudanças intensas nos últimos anos, com um aumento acelerado da presença de mulheres em plataformas de jogos de cassino online.
Até poucos anos atrás, os relatórios indicavam uma participação de apenas 20% de mulheres na comunidade de apostadores com dinheiro real. Ou seja, os homens representavam cerca de 73% dos entusiastas desses jogos, como slots, roleta, blackjack, entre outros.
No entanto, uma pesquisa da agência ENV Media revelou uma mudança drástica nesse cenário, com as mulheres ultrapassando a marca de 51% dos jogadores ativos, contra 49% do público masculino.
O gráfico acima confirma o crescimento contínuo da adesão feminina às plataformas de cassino online no Brasil. Em relação à idade média, o estudo apontou 39,24 anos. Portanto, o maior grupo contempla jogadores dos 25 aos 40 anos, com mais da metade (57%) abaixo dos 49 anos.
Há também uma parcela considerável de jogadores e apostadores de meia-idade – a segunda maior faixa etária tem entre 41 e 56 anos, representando mais de um quarto do total (28%).
Maioria dos jogadores brasileiros encara os jogos de forma recreativa
O estudo também trouxe uma informação bastante animadora. A frequência do jogo online das pessoas entrevistadas confirma, em grande parte, a natureza recreativa das apostas com dinheiro real, o que é bastante satisfatório para todas as partes interessadas.
Afinal, isso demonstra que os brasileiros estão desenvolvendo uma mentalidade consciente dos riscos do jogo excessivo, compreendendo bem que o jogo com dinheiro real deve ser encarado de maneira consciente e divertida.
Assim, a maioria das pessoas joga ocasionalmente ao longo do ano ou cerca de uma vez por mês, totalizando 61%. Apenas 22% jogam 2 ou mais vezes por semana, e 8% diariamente.
Enquanto a maioria da comunidade brasileira gasta menos de meia hora por semana (42%) ou, no máximo, menos de uma hora (58%). A participação dos jogadores diminui rapidamente à medida que a duração semanal aumenta, com pouco mais de 2% gastando mais de uma hora por dia.
Mulheres representam quase a metade do público gamer brasileiro
A comunidade de jogadoras perdeu um pouco de representação entre o público gamer, uma vez que agora correspondem a 46,2%, contra 53,8% dos jogadores masculinos. Desde 2016, esta foi a primeira vez que os homens ficam na frente na Pesquisa Game Brasil (PGB) 2023 – em todos os anos anteriores, as mulheres eram maioria no mercado.
Ainda segundo a pesquisa, 82% dos gamers brasileiros consideram os jogos como uma das suas principais formas de entretenimento. E, vale citar que alguns games já promovem até um encontro com as temáticas de jogos de cassino online como o GTA online que apresenta uma missão para tomar um cassino e receber uma recompensa substancial.
O PGB 2023 mostra que os jogos fazem parte da rotina de consumo de jogos eletrônicos no país, revela que os games estão presentes no cotidiano de 70,1% da população brasileira.
Enquanto a plataforma favorita para jogar é o smartphone, com 51,7% de preferência, acompanhando também a preferência dos adeptos dos jogos com dinheiro real. Os consoles e computadores aparecem com 20,5% e 19,4%, respectivamente.
Esports
Os brasileiros também são comprovadamente aficionados por esportes eletrônicos. Aproximadamente 80% do público está familiarizado com as principais modalidades, enquanto 63,8% assistem a partidas – e quem assiste, usa mais o YouTube para isso, com 72,5% de representação. De qualquer forma, quase 50% dos brasileiros praticam algum tipo de esport, entre variados jogos.
Vale salientar que esse é outro movimento de adesão que repete a comunidade brasileira de apostadores, uma vez que a procura por apostadores em eSports está crescendo expressivamente nos últimos anos.
E, com a regulamentação do mercado brasileiro de apostas online e a definição de regras claras para todos os atores envolvidos no mercado, essa tendência deve seguir em alta e de modo ainda mais organizado, transparente e responsável.