De acordo com o Bloomberg, a Sony deve vender menos de 300 mil PlayStation VR2 em suas primeiras semanas no mercado global – um começo lento para os esforços da empresa em assumir um papel de liderança no segmento.
O número exato deve ficar em torno de 270 mil unidades do PS VR2 em todo o mundo entre seu lançamento em 22 de fevereiro e o final de março, de acordo com estimativas da empresa de pesquisa IDC. A Sony tinha uma meta elevada de fabricar cerca de 2 milhões de unidades para a janela de lançamento do PS VR2.
“Os consumidores em todo o mundo estão enfrentando o aumento do custo de vida, aumento das taxas de juros e aumento das demissões”, disse Francisco Jeronimo, vice-presidente de dados e análises da IDC. “Os headsets de realidade virtual não são uma prioridade para a maioria dos consumidores no atual clima econômico”, ressalta. “Eu suspeito que um corte de preço no PS VR2 será necessário para evitar um desastre completo de seu novo produto”, disse Jeronimo.
O diretor financeiro, Hiroki Totoki, disse em uma recente conferência do Morgan Stanley que a Sony está razoavelmente confiante em superar os cerca de 5 milhões de vendas do PlayStation VR original ao longo da vida útil do PS VR2 no mercado. Igualar o desempenho do dispositivo anterior não tornaria o atual um sucesso, visto que o Quest da Meta ultrapassou 20 milhões de vendas até o momento. A Meta anunciou um corte de preço em seu Quest 2 que também afetará as vendas do headset da Sony.
A Sony não comentou sobre o assunto até o momento.