Um novo artigo do Bloomberg analisa as decisões de negócios recentes da Xbox.
O relatório (via Push Square), do jornalista Jason Schrier, afirma que, no final de 2023 – após a aquisição da Activision Blizzard – a Microsoft impôs uma meta de margem de lucro de 30% para a divisão Xbox. Isso, de acordo com os entendidos, está muito acima da média do setor, que é entre 17% e 22%.
A Sony, que melhorou significativamente suas margens de lucro desde a conclusão da aquisição da Bungie, atingiu uma margem de lucro de cerca de 16% no primeiro trimestre de 2025. Isso obviamente dá uma boa indicação de quão grandes são as demandas.
A empresa respondeu fechando estúdios, cortando milhares de funcionários e cancelando projetos. Também começou a portar todo o seu catálogo para o PS5, com títulos como Forza Horizon 5 e Indiana Jones and the Great Circle sendo grandes sucessos de vendas.
Além disso, o Bloomberg relata que a empresa está se concentrando cada vez mais em jogos baratos de fazer, ou aqueles que espera ter lucro garantido. Isso explicaria em parte o cancelamento de títulos como Perfect Dark e Everwild, que podem ter sido considerados investimentos mais arriscados.


