A Blizzard Entertainment anunciou que mudará o nome de McCree, o caçador de recompensas fora-da-lei de Overwatch, depois que seu homônimo na vida real, o ex-designer de jogos Jesse McCree, foi despedido do estúdio após um processo de assédio sexual e discriminação de gênero contra a Activision Blizzard.

Em um comunicado postado no Twitter, a equipe de Overwatch da Blizzard confirmou a mudança de nome, dizendo: “acreditamos que seja necessário mudar o nome do herói atualmente conhecido como McCree para algo que represente melhor o que Overwatch representa”.

O Jesse McCree da vida real era um funcionário de longa data da Blizzard Entertainment que trabalhou nas expansões de World of Warcraft, Diablo 3 e no ainda não lançado Diablo 4. Ele deixou a empresa em agosto, duas semanas após a publicação de um relatório que apresentava a participação de McCree em uma reunião da Blizzard na BlizzCon, “Cosby Suite”, com o ex-diretor criativo de World of Warcraft, Alex Afrasiabi. Em uma ação movida por reguladores da Califórnia em julho, Afrasiabi foi acusado de ter “se envolvido em assédio sexual flagrante com pouca ou nenhuma repercussão” enquanto estava na Blizzard. A Blizzard confirmou a saída de McCree em 11 de agosto, junto com a saída de dois outros desenvolvedores.

Leia a mensagem na íntegra em português:

O universo de Overwatch foi feito pensando em inclusão, igualdade e na esperança de construir um futuro melhor. Essas são as ideias centrais do jogo e da equipe de Overwatch.

Para refletir melhor o fato de que Overwatch é a criação de uma equipe e reforçar que este é um mundo fictício e notavelmente diferente da realidade, a partir de agora, os personagens do jogo não terão nomes de funcionários da empresa. Assim, vamos mudar o nome do personagem que conhecemos como McCree. Essa mudança acontecerá no jogo e em todos os conteúdos daqui para a frente.

Sabemos que qualquer mudança em um personagem tão querido e central do jogo leva tempo para ser bem desenvolvida, e compartilharemos as atualizações conforme nosso trabalho avançar. Nós planejávamos lançar um arco narrativo em setembro com uma nova história e novo conteúdo no jogo, no qual McCree era uma peça fundamental. Como queremos inserir essa mudança nesse arco, adiaremos essa história para algum momento posterior deste ano e, em seu lugar, lançaremos um novo mapa de TCT em setembro.

Já estamos trabalhando nessas atualizações e elas fazem parte do nosso compromisso constante com a honestidade e com as mudanças necessárias para um futuro pelo qual vale a pena lutar. Sabemos que mais vale agir do que falar, e esperamos mostrar para vocês nosso comprometimento com a qualidade da experiência de jogo de Overwatch e com a evolução da nossa equipe.

– Equipe de Overwatch