A publisher Team17 e a desenvolvedora The Game Kitchen anunciaram que Blasphemous receberá uma atualização chamada “Strife and Ruin” que adiciona Miriam, de Bloodstained: Ritual of the Night, ao jogo. O update estará disponível em 18 de fevereiro.
Com a tarefa de ajudar Miriam a retornar ao seu mundo, os jogadores devem completar uma série de desafios de plataforma e coletar fragmentos para reparar seu portal inicial. Cheios de armadilhas que forçam o jogador a aprimorar suas habilidades de plataforma de precisão, aqueles que passarem no teste e ajudarem Miriam a retornar ao seu mundo terão uma recompensa especial concedida a eles.
“Strife and Ruin” também introduz o modo Boss Rush, que se torna disponível após completar o enredo principal. Levando o desafio a novas alturas, o modo apresenta cursos contendo uma seleção de chefes que os jogadores enfrentam usando qualquer um de seus saves. Cada corrida é atribuída uma pontuação com base em vários fatores, com medalhas disponíveis.
Uma área Demake também foi adicionada que homenageia os clássicos jogos de plataforma de 8 bits, proporcionando uma experiência linear, jogada dentro de um gabinete de arcade que está escondido em um local secreto em Cvstodia, com visuais reinventados para combinar com o estilo retro. A mecânica central também mudará para se adequar ao estilo clássico, pois o The Penitent One se esforça para reunir cinco crânios dourados e derrotar um novo chefe para colher as recompensas. Continuando com o tema retrô, a The Game Kitchen também incluiu vários novos modos de renderização, emulando efeitos de TV mais antigos que podem ser aplicados em todo o jogo padrão.
Blasphemous está disponível para PlayStation 4, Xbox One, Switch e PC via Steam. Até o momento, não temos informações de um crossover no sentido contrário, ou seja, conteúdo de Blasphemous em Bloodstained: Ritual of the Night.