O texto abaixo foi publicado no site oficial da BioWare.
Olá de novo,
Hoje, em vez de discutir um de nossos próximos projetos, gostaria de compartilhar uma atualização sobre o próprio estúdio e delinear nossa visão para o futuro da BioWare.
Para atender às necessidades de nossos próximos projetos, continuar nos mantendo no mais alto padrão de qualidade e garantir que a BioWare possa continuar a prosperar em um setor que está evoluindo rapidamente, devemos mudar para um estúdio mais ágil e focado. Isso permitirá que nossos desenvolvedores façam iterações rapidamente, liberem mais criatividade e tenham uma visão clara do que estamos construindo antes que o desenvolvimento acelere.
Para conseguir isso, encontramo-nos numa posição em que a mudança não é apenas necessária, mas inevitável. Por mais difícil que seja dizer isso, repensar nossa abordagem de desenvolvimento inevitavelmente significa reorganizar nossa equipe para atender às necessidades de mudança do estúdio.
Como parte desta transição, estamos eliminando aproximadamente 50 funções na BioWare. Isso é profundamente doloroso e humilhante de escrever. Estamos fazendo todo o possível para garantir que o processo seja conduzido com empatia, respeito e comunicação clara. Com esse último ponto em mente, quero reservar um momento para explicar como chegamos aqui, o que estamos fazendo para apoiar nossos colegas e o que isso significa para os jogos atuais e futuros da BioWare.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO AGORA
Depois de muita consideração e planejamento cuidadoso, construímos uma visão de longo prazo que preservará a saúde do estúdio e nos permitirá fazer melhor o que fazemos de melhor: criar experiências excepcionais para um jogador, baseadas em histórias, repletas de mundos vastos e personagens ricos. Essa visão equilibra as necessidades atuais do estúdio – ou seja, garantir que Dragon Age: Dreadwolf seja um jogo excelente – com seu futuro, incluindo o sucesso do próximo Mass Effect.
Optamos por agir agora, em parte, para proporcionar aos nossos colegas afetados o maior número possível de oportunidades internas. Essas mudanças coincidem com um número significativo de vagas atualmente abertas em outros estúdios da EA. Os funcionários afetados receberão recursos profissionais e assistência à medida que se candidatarem a esses cargos.
Embora seja improvável que todos encontrem uma nova função dentro da empresa, estamos empenhados em apoiar os nossos funcionários enquanto navegam nesta mudança. Nossa sincera esperança é que eles possam continuar seu trabalho exemplar em estúdios que se beneficiarão imensamente com seus talentos.
IMPACTO IMEDIATO
Se você está se perguntando como tudo isso impactará o desenvolvimento de Dragon Age: Dreadwolf, deixe-me esclarecer que nossa dedicação ao jogo nunca vacilou. Nosso compromisso permanece firme e todos nós estamos trabalhando para tornar este jogo digno do nome Dragon Age. Estamos confiantes de que teremos o tempo necessário para garantir que Dreadwolf atinja todo o seu potencial.
Também posso dizer que cada membro da nossa equipe, mesmo aqueles que estão saindo da BioWare, merece crédito por criar uma experiência espetacular. Estes são os nossos colegas e amigos e não estaríamos aqui sem eles. Estou muito orgulhoso de todo o trabalho que nossa equipe fez.
O QUE VEM DEPOIS
Embora este seja um dia extremamente difícil para todos na BioWare, estamos fazendo mudanças agora para construir um futuro melhor. Estamos ansiosos para que todos vocês vejam o que estamos construindo com Dreadwolf. Uma equipe veterana liderada por Mike Gamble continua seu trabalho de pré-produção no próximo Mass Effect. Nosso compromisso com a qualidade continua sendo nossa estrela norte.
Por mais clichê que pareça, nunca há um bom momento para implementar mudanças como essa, mas confiamos que temos os líderes e a equipe certos com visão, paixão e histórico comprovado para entregar Dragon Age e Mass Effect com experiências de efeito que nossos fãs vão adorar.
Por enquanto, quero agradecer a todos na BioWare – do passado e do presente – por fazer do estúdio o que ele é. Também quero agradecer à nossa comunidade por seu apoio contínuo. Estamos ansiosos para revelar mais sobre Dreadwolf e ansiosos para descobrir o que mais o futuro nos reserva.
Gary McKay
Gerente Geral, BioWare