Bernard “Bernie” Stolar, um executivo de videogame que supervisionou a fundação da Sony Computer Entertainment America (atual Sony Interactive Entertainment), além de servir como presidente da SEGA of America, faleceu hoje aos 75 anos.
Conforme relatado pelo site GamesBeat (via VGC), e verificado em mensagens enviadas à publicação por amigos de Stolar, o empresário faleceu em seu estado natal, a Califórnia.
Stolar começou sua carreira em 1980, quando co-fundou a Pacific Novelty Manufacturing Inc, uma empresa que operava fliperamas em todo o estado da Califórnia. Depois disso, ele trabalharia para a Atari em sua divisão de máquinas que operam com moedas, antes de ser transferido para a divisão de console doméstico da empresa.
Ele supervisionaria o Atari Lynx antes de ser convocado pela Sony como um dos membros fundadores e primeiro presidente da Sony Computer Entertainment America.
Stolar foi fundamental na contratação de nomes como Crash Bandicoot, Ridge Racer e Spyro the Dragon para a plataforma, no entanto, de forma controversa, ele supostamente impôs uma política de “sem RPG” durante seu tempo na SCEA devido ao gênero estar principalmente em 2D na época.
Após o sucesso do primeiro ano do PlayStation, Stolar mudou-se para a SEGA of America, onde supervisionou o lançamento do Saturn. Stolar posteriormente se tornou o COO da SEGA of America em março de 1997 e presidente no ano seguinte.
O momento mais famoso de Stolar veio quando ele anunciou que o Dreamcast custaria US$ 199, sendo aplaudindo de pé durante seu discurso em 1999. No entanto, mais tarde veio à tona que isso enfureceu a SEGA do Japão, que insistiu que o console tivesse um preço de US$ 249 USD, a fim de maximizar os lucros.
Ainda em 1999, Stolar saiu da SEGA com uma compensação de 5 milhões de dólares e se aposentou.