Back 4 Blood é um jogo bastante desafiador para ser platinado. O motivo disso é que o título exige que você o termine no chamado Nightmare (Pesadelo).
Parece ser uma tarefa impossível, mas com as dicas a seguir você verá que não só é possível, mas como também é mais simples do que parece.
Começando Back 4 Blood
A primeira coisa que você precisa fazer é terminar o jogo no Recruta (o modo mais fácil) para entender o game. Mesmo estando nesse modo, não se engane, Back 4 Blood é bem desafiador.
Terminado o jogo, seja sozinho ou com amigos, a próxima parte é montar o deck de cartas.
Deck de Cartas para o Nightmare
As cartas de Back 4 Blood são obtidas gastando os Pontos de Suprimento no menu do jogo. Você ganha esses pontos ao simplesmente jogar. As recompensas são meio aleatórias, mas para as cartas do deck que você precisa montar, sempre se foque nas linhas do canto superior esquerdo e inferior esquerdo. As do lado direito também trazem cartas e cosméticos, mas a probabilidade da carta desejada estar no esquerdo é muito maior.
Feito isso, é bastante provável que seu deck ainda não possa ser montado com as cartas que vamos sugerir a seguir. Por isso, para não perder tempo, coloque as que você já tem e insira outras que fazem o seu estilo. Conforme for jogando e conseguir as cartas listadas abaixo, substitua-as.
Algumas cartas só podem ser obtidas com as “moedas de totem” das Colmeias ou via Mochilas pegas e levadas até o fim da fase. Portanto fique atento a isso também.
Existem basicamente dois decks a serem montados. O crucial é o que vamos batizar de ‘Melee’ (golpe físico).
Deck de Melee
O deck de Melee transforma o Nightmare em uma outra experiência. O motivo disso é que você verá que seus ataques físicos são basicamente infinitos e acertar os inimigos cura a sua vida.
Sempre jogue agachado (bola no comando padrão). Uma das cartas do deck faz com que danos em seus colegas não sejam executados quando você está agachado.
A personagem que indicamos para esse deck é a Holly, mas você pode jogar com qualquer outro (veja a seção de cooperativo mais abaixo).
Basicamente é isso: sempre leve com você um bastão, facão ou as garras, além de uma arma rápida. Você não terá a mira com o L2 por causa do deck, então não se preocupe muito com a arma – ela servirá apenas para eliminar inimigos a distância e principalmente os Sonolentos que podem pegá-lo de surpresa (os que ficam na parede e o agarram).
Deck de Mutação
O outro deck, chamado de Mutação, é focado em causar dano com as armas de fogo. Honestamente, ele só o ajudará no Ato 4. O restante do jogo recomendamos que fique com o de Melee.
O deck de Mutação não recupera vida, mas causa um estrago significativo nos oponentes.
Colmeias
As Colmeias são o primeiro DLC lançado para Back 4 Blood (Túneis do Terror). Se você tem o DLC, recomendamos fortemente que sempre que veja uma Colmeia, entre nela.
O motivo disso é que ao entrar na Colmeia, a fase em que você se encontra termina (se há um chefe mais adiante, ele é evitado consequentemente). Além disso, as Colmeias são tranquilas de forma geral se você pegar a primeira saída que encontrar.
Outro ponto das Colmeias é que elas possuem os chamados baús corrompidos. Eles fornecem um debuff na Colmeia, mas é algo bem tranquilo para as armas que o baú entrega. Se você ver uma arma de golpe físico que possui um explosivo no seu topo, sempre pegue. Ela é absurdamente boa para o deck de Melee e a explosão não causa dano a você ou aos seus amigos.
As Colmeias não possuem um local fixo nas fases, por isso é preciso ficar de olho. Os personagens comentam que viram uma Colmeia também, portanto preste atenção nos diálogos.
Jogar Sozinho ou Cooperativo?
Back 4 Blood é um jogo criado para aproveitar com os amigos, mas em alguns momentos é melhor ir sozinho com os bots.
Primeiramente, quanto mais jogadores humanos na sessão, mais difícil o jogo se torna. Por isso, recomendamos que jogue em dupla ou sozinho.
Os bots ajudam em vários momentos, mas não espere que eles façam tudo.
Quanto aos personagens, é crucial que um dos jogadores seja a Holly. O outro fica a seu critério, mas Tala ajudou bastante como descrevemos no Ato 2.
Dicas dos Atos
Os Atos de Back 4 Blood são separados por vários capítulos. No entanto, quando acontece uma divisão entre eles, você pode ficar feliz: quando chega no início de uma divisão, o restante não precisa mais ser feito. Você pode iniciar a partir daquele ponto de uma nova divisão.
Ato 1
A maior dificuldade do Ato 1 será a parte final, com os mísseis que precisam ser colocados na arma. As dicas que damos para isso são:
- Jogue sozinho. Haverá menos hordas e inimigos;
- Tenha certeza que um dos bots é a Karli. A sua habiilidade para a equipe é fornecer 50% de velocidade para acelerar a inserção do míssil (ela permite abrir baús também mais rápido, etc);
- Leve arame farpado e coloque ao redor do local de onde se coloca os mísseis. Ajudará com os inimigos mais simples;
- Se ainda precisar de mais velocidade para inserir os mísseis, substitua 1 ou 2 cartas do deck de Melee para as cartas que aumentam a velocidade disso (como a que possui uma chave de fenda como ícone);
- Esqueça o Ogro e os inimigos. Colocando todos os mísseis e lançando-os, a fase é encerrada.
Ato 2
Novamente, a parte final será a maior dificuldade. Dicas:
- Jogue com um amigo. Jogamos de Holly e Tala (ambos com deck de Melee). A Tala faz aparecer um apito nas fases que permite chamar o Jeff (um Garotão que o ajuda em combate), além de um baú corrompido por fase;
- É quase que crucial encontrar a arma melee que causa explosão em um baú corrompido;
- Quando estiver enfrentando a horda final, entre na igreja e abuse da arma explosiva mencionada contra os dois Destruidores.
Ato 3
Sem surpresas, o final será mais complicado. Mas há uma parte anterior também que pode ser difícil. Recomendamos jogar no cooperativo aqui e com o deck de Melee.
- Na parte da casa, o que tiver na parte superior, coloque no telhado e tente jogar para fora (use o triângulo para soltar o item);
- Quando o Ogro aparecer, tente ter um Sniper lendário em mãos. Na nossa situação ele fugiu e nem chegou a retornar;
- No ginásio com o Ogro, se esconda nas laterais e use e abuse do Jeff de Tala (se estiver jogando cooperativo);
- Na parte final, deixe o Ogro que aparece logo no início com metade da vida e fuja. Corra direto para os objetivos. Enquanto esse Ogro inicial estiver vivo, não aparecem outros;
- Com seu amigo, sempre andem juntos para o mesmo objetivo e destruam os ninhos. Eles são quase que um triângulo (as posições de cada um dos principais), então comece pela esquerda ou direita. Há bastante granada pelo cenário, mas recomendamos usar as bombas de tubo para afastar a horda e, quando acabar, usar as granadas;
- Após destruir todos os ninhos, basta eliminar o Ogro que estará com menos da metade da vida para acabar a fase.
Ato 4
Quase lá! O Ato 4 é onde recomendamos que você jogue sozinho e use o deck de Mutação. Quanto ao personagem, usamos Holly, mas pode ser qualquer um. Dicas:
- Tenha certeza que as cartas corrompidas não incluem inimigos que viram poça de ácido (no geral, evite qualquer inimigo que tenha ácido);
- Pegue a SCAR no início. Se não vier, use outra metralhadora, mas a SCAR é a escolha ideal;
- Compre todos os upgrades. Leve item de cura e a bomba de tubo (pipe bomb). Quanto a arma secundária, recomendamos uma SMG;
- SEMPRE ATIRE AGACHADO E MIRANDO COM L2. O deck fornece mais dano aos seus tiros dessa forma.
Processo:
- No início, faça com que os bots caiam e matem os inimigos padrões para você tomar o menos dano possível (marque os inimigos com L1);
- Elimine os tentáculos da seguinte forma: comece com o que aparece logo de cara, depois elimine a horda que aparece, vá para o segundo e deixe-o com pouca vida, vá para o terceiro, mesma coisa e por fim elimine o quarto. Volte para o segundo e terceiro e conclua o serviço. A cada tentáculo morto, uma horda aparece. Portanto, é menos inimigo enchendo seu saco com esse processo;
- Ao cair no buraco, jogue uma bomba de tubo para que os inimigos que estão esperando você lá em baixo saiam da sua cola;
- Tome cuidado com os tentáculos do chefe e elimine os dois alvos da sua boca;
- Quando ele fugir, atire nos seus pontos fracos. Tente não eliminar um ponto fraco logo de cara pois isso fará uma horda aparecer. Deixe quase morto cada parte e vá atrás dele.
A descrição acima foi como fiz. O Treeble, que fez o cooperativo comigo, seguiu uma estratégia similar (mesmo deck), mas com alguns pontos diferentes (usou uma granada quando o chefe está fugindo, por exemplo). O vídeo dele encontra-se a seguir.
Concluindo
Esperamos que com essas dicas você consiga terminar Back 4 Blood no Nightmare e esteja no processo de conquistar o cobiçado troféu de platina!