Baby Steps

O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro.


Como o State of Play de hoje anunciou que o nosso novo título, Baby Steps, será lançado para PlayStation, aqui vão alguns detalhes sobre o mundo do jogo. Você vai conhecer o Nate, o protagonista que veste um pijama de macacão, e se juntar a ele em uma missão para conseguir dar um passo de cada vez.

Habilidade no pé

Desenvolvido por mim, Gabe Cuzzillo e Bennett Foddy, as mesmas pessoas que criaram títulos como Ape Out e Getting Over It with Bennett Foddy, Baby Steps é sobre uma jornada ao desconhecido onde o maior desafio é ficar de pé. Nosso esquema de controles literalista e divertido permite que você comande cada passo de Nate com o controle DualSense, desde erguer cada pé individualmente até escolher onde pisar.

Mas cuidado onde pisa! Cada superfície possui simulação física, então tente não cair enquanto guia o Nate por diversos terrenos complicados.

Não tem a ver só com chegar ao topo, mas também com os tropeços ao longo do caminho. É importante tentar entender como superar cada obstáculo ou achar outra forma de subir quando não conseguir. Tentar aprender com os erros e depois usar isso na sua jornada, graças a um sistema totalmente dinâmico de contato com o pijama.

E tentar dar o primeiro passo e depois repeti-lo em sequência até começar a andar, depois descobrir como cada obstáculo de terreno funciona, até finalmente entrar no ritmo hipnótico da caminhada.

Achando o seu equilíbrio

A relutância inicial de Nate de enfrentar o mundo fora de casa fica clara desde o menu, que demonstra o estilo de vida recluso que ele tem no porão da casa de seus pais. É de lá que ele é arrastado para um ritual de passagem, literalmente. É uma variação de uma narrativa isekai tradicional porque ele é teletransportado para um reino misterioso e acaba se percebendo como um personagem normal e sem importância, em vez do “escolhido” da profecia.

Ao longo da subida de Nate, ele faz amizade com a fauna local, encontra rivais que o provocam e o diminuem e tenta ao máximo não revelar o quanto está perdido e confuso. Baby Steps conta a história de Nate por meio de uma narrativa divertida e leve que tem muita improvisação durante as cenas e os diálogos.

Os próprios desenvolvedores estão fazendo a dublagem, gravando e experimentando até encontrarem o humor de cada cena. Essa abordagem sem muito planejamento acontece graças à edição nada convencional, que deixa risadas e cortes no meio de tudo, e à dinâmica divertida entre Cuzziilo e Foddy, dando um estilo de comédia único para Baby Steps.

O mundo a seus pés

Quer se trate de um australiano arrogante escondido no mato, um australiano prestativo no seu caminho ou um australiano sarcástico que se recusa a vender sapatos para você, o mundo de Baby Steps sempre tem australianos para serem encontrados. Cada um deles é uma parte diferente de uma narrativa que sempre vai fazer você se perguntar: “Que tipo de australiano eu vou encontrar agora?” e “O que o Nate vai fazer de errado agora?”.

Ao redor do Nate, estão sons dinâmicos feitos de sequências rítmicas criadas a partir de amostras ambientais. O estado mental do Nate faz com que ele viva uma alucinação musical: galhos se dobram e rangem, grilos cantam e o vento passa por árvores e arbustos de acordo com o ritmo e os pássaros piam e cantam junto. Cada ambiente contém sons e ritmos inéditos que compõem uma trilha sonora infinita, única e gerada de maneira procedural.

Nota de rodapé

Imagine um desafio que é simples e, ao mesmo tempo, infinitamente complexo, acrescente uma pitada de narrativa profunda e profundamente boba e termine com um cenário visual e sonoramente surreal. Isso é o Baby Steps. O jogo dará seus primeiros passos em 2024.

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