A autora de Harry Potter, J. K. Rowling, comentou recentemente sobre a movimentação em redes sociais tentando organizar “campanhas” de boicoite contra Hogwarts Legacy em virtude dos constantes comentários da autora atacando a comunidade transgênero.
Em um post no Twitter, a roteirista e diretora Jessie Earl, que disse que apoiar Hogwarts Legacy é “prejudicial”, já que a Rowling usa sua “contínua plataforma para atacar e justificar seus constantes ataques contra pessoas trans o que é prejudicial para pessoas trans”.
Nessa mesma série de posts, Earl disse que não vê qualquer problema nas pessoas continuarem a consumir os livros ou filmes que eles já possuem, já que “ninguém precisa saber”, mas que não deveriam streamar ou comprar merchandise ou comprar o jogo.
Em resposta, Rowling tweetou que estava desapontada com a Jessie Earl já que o “pensamento puro é incompatível com ter qualquer coisa” que esteja conectada a autora de qualquer forma. Rowling continuou dizendo que “os verdadeiros justos não só queimariam livros e filmes mas também a biblioteca local, tudo com uma coruja neles e seus próprios cães.”
Rowling ficou especialmente “chocada” com a questão sobre consumir as coisas de forma escondida, brincando que “estava tudo bem até você ficar bêbada e citar acidentalmente um deles” e que ‘eu nunca fiz isso em público’ não iria salvar ninguém quando a polícia encontrar as meias da lufa-lufa.
JK Rowling tem se tornado uma figura progressivamente mais controversa ao longo dos anos dados os comentários feitos por ela contra a comunidade transgênero e suas aparições públicas juntamente com ativistas contra a causa trans. O constante falatório da autora sobre o tópico forçou até mesmo os atores Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint a se manifestarem contra a autora, com Radcliffe publicando uma carta aberta na qual o mesmo diz claramente que “mulheres trans são mulheres.”
A publisher de Hogwarts Legacy, a WB Games, tem se esforçado para se distanciar de Rowling desde uma declaração publicada em 2020, na qual eles disseram que ela “não está diretamente envolvida na criação do jogo”, sem, no entanto, deixar de elogiar o “extraordinário trabalho literário” da autora. O presidente da WB Games, David Haddad, também comentou sobre a controvérsia ao redor da autora, dizendo que “ela tem o direito de expressar suas opiniões pessoais em suas redes sociais”.
Hogwarts Legacy será lançado para PlayStation 5, Xbox Series e PC no dia 10 de fevereiro.
Deeply disappointed @jessiegender doesn't realise purethink is incompatible with owning ANYTHING connected with me, in ANY form. The truly righteous wouldn't just burn their books and movies but the local library, anything with an owl on it and their own pet dogs. #DoBetter 1/2 pic.twitter.com/LqANqab8Km
— J.K. Rowling (@jk_rowling) December 17, 2022
And as for this, I'm appalled. This individual actually advocates reading the books because "nobody needs to know". All fine and dandy until you get drunk and accidentally quote one, sonny. "I never did it in public" won't save you when the police see your Hufflepuff socks. 2/2 pic.twitter.com/QTQOTfpjtA
— J.K. Rowling (@jk_rowling) December 17, 2022