O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro.


 

Olá, pessoal! Tem sido maravilhoso ver que os jogadores continuam se divertindo com Returnal mesmo depois de tanto tempo do seu lançamento. Até o momento, fizemos algumas correções e atualizações. Desta vez, queremos oferecer uma coisa bem especial para nossos jogadores: nossa expansão Ascensão. Esta atualização gratuita inclui dois novos modos para vocês curtirem, chegando ainda neste mês.

Cooperativo

Embora Returnal tenha sido projetado como uma experiência solitária, as forças hostis de Átropos podem ser avassaladoras, deixando a gente com vontade de ter uma companhia. Com nosso novo modo cooperativo online para dois jogadores, é possível unir forças e desbravar os desafios de Átropos em equipe.

Ao acessar o portal Cronose perto do local da colisão (e em outras partes específicas do jogo), você terá a opção de hospedar ou entrar em um ciclo público. Se preferir dividir a experiência com uma pessoa conhecida, também será possível hospedar um ciclo privado. Quando sua conexão for estabelecida, uma Selene de outra linha temporal entrará na sua sessão para que sua jornada compartilhada comece.

No cooperativo, o jogo funciona de maneira semelhante ao Returnal da campanha individual. No entanto, se os jogadores se distanciarem demais, eles voltarão a se unir. Isso garante que o foco permaneça na jogabilidade cooperativa e que ambos os jogadores se sintam conectados ao destino um do outro. Se um dos jogadores for abatido, ainda haverá esperança: o outro tem a opção de revivê-lo. Tenha cautela, pois esse ato leva um tempinho. No calor da batalha, você precisa ter ciência da miríade de ameaças ao seu redor, a fim de que não sofra o mesmo fim de sua companheira caída.

Além de conectar as histórias dos jogadores e criar um senso de companheirismo, o conforto passageiro que se sente ao se juntar a outros jogadores também pode permitir que você avance no jogo caso não saiba como prosseguir. O progresso fica vinculado ao anfitrião. Por isso, caso esteja sofrendo para superar determinado chefe ou bioma, trazer outro jogador para ajudar pode abrir caminho para o triunfo. Os jogadores convidados que se dispuserem a ajudar também mantêm parte do progresso, como registros e xenoglifos coletados, e de quanto mais jogos participarem, mais o Nível de Patrulha deles aumentará.

Torre de Sísifo

Com Returnal, nossa meta era criar um equilíbrio entre ação intensa, exploração e narrativa perturbadora. Os biomas de Átropos, gerados de forma procedural, oferecem um desafio intrincado e profundo. Com a nossa atualização Ascensão, nossa ideia era oferecer novo conteúdo e também uma nova maneira de se envolver com o jogo, onde suas habilidades de sobrevivência e sua perseverança serão testadas.

Fiéis às nossas raízes dos fliperamas, a Torre de Sísifo é, em suma, o nosso modo Infinito. Os jogadores se empenharão para subir a Torre o mais alto que puderem. Contudo, assim como a trágica história de Sísifo, não há fim para a ascensão, e os jogadores estão tragicamente destinados a encontrarem seu fim conforme o modo vai ficando cada vez mais difícil. A questão é: até onde você consegue chegar antes de sucumbir?

Um belo motivador para seguir avançando é a sensação de realização. Cada fase na Torre culminará em um encontro com Algos, que também ficará cada vez mais difícil conforme você avança pelo modo. Na Torre, diferentemente da campanha, os jogadores também terão uma pontuação a ser atingida. Você pode acompanhar o seu progresso e sua maior pontuação em um placar, competindo com seus amigos e inimigos pela classificação mais alta. Assim como os títulos anteriores inspirados nos fliperamas, você também terá um Multiplicador de Pontuação: mantê-lo ativo e cada vez maior será um fator crucial para acumular as pontuações mais altas possíveis. Seu Multiplicador some caso você leve dano ou não cause dano por um tempo. Desse modo, é preciso se manter firme e forte nos confrontos para garantir que você mantenha o embalo. Mesmo com segredos e rotas opcionais, a Torre foi criada para ser uma experiência de ação arcade no universo de Returnal, com ênfase em sobrevivência, habilidade e progressão contínua.

À parte dos novos níveis, nosso novo Chefe e alguns itens novos para descobrir, há também um conteúdo narrativo inteiramente novo para ser explorado na Torre. Não vou estragar nenhuma surpresa aqui, mas os jogadores vão ter mais um vislumbre do passado perturbador da Selene e compreender melhor o estado emocional da heroína.

Esperamos que você goste do lançamento da expansão Ascensão ainda neste mês. Depositamos muito amor neste novo conteúdo e estamos bem ansiosos para ver a resposta dos jogadores. Foi resultado do nosso esforço em expandir a energia duradoura de Returnal, e esperamos ver os jogadores envolvidos com nossos novos modos ainda por muitos anos.