A atualização do firmware do PS5 desta semana também foi acompanhada por um novo software de sistema para o próprio controle DualSense, mas na ocasião não foi dito o que havia sido aprimorado.
De acordo com o site Push Square, após alguns testes realizados por eles, chegaram à conclusão que mudou a forma como o resposta tátil é utilizado em jogos de PS4 via retrocompatibilidade.
Obviamente, o DualShock 4 não tem resposta tátil e seu rumble foi projetado em torno de dois motores nas alças do pad. Ao jogar os títulos de PS4 no PS5, isso foi replicado por um rumble suave no DualSense. No entanto, desde a atualização, a Sony simulou a “sensação” do rumble do DualShock 4 em seu novo controle.
Com isso, você obtém a “textura” dos motores rumble do DualShock 4: é um feedback mais pronunciado que reflete com mais precisão a mecânica do acessório. É importante notar que o software de PS4 não foi projetado com o DualSense em mente, então não espere uma resposta tátil como a vista em Astro’s Playroom, por exemplo. Em vez disso, a empresa está usando a tecnologia em seu controle de PS5 para simular com mais precisão a “sensação” de jogar com um DualShock 4, por isso está mais próximo do que a desenvolvedora pretendia originalmente.