O ator de GTA V, Ned Luke, que interpreta Michael de Santa, foi vítima de um ‘Swatted’ durante a transmissão do jogo na quinta-feira.
Enquanto conversava em seu chat, Luke recebe um telefonema aparentemente despretensioso. Rapidamente, porém, você pode sentir uma mudança de comportamento quando ele se levanta. “Eles o quê?”, Luke diz antes de responder à pessoa ao telefone com um “Oh, legal… legal”.
Ele então diz ao bate-papo que precisa ir, fazendo com que sua transmissão termine abruptamente uma hora depois. “Agora esses idiotas atacaram minha casa, então tenho que ir”, disse Luke.
‘Swatted’ é basicamente um termo usado para o fato de que chamaram a SWAT para invadir um local que supostamente está ocorrendo um crime ou abriga um criminoso. Por conta disso, a equipe tática normalmente já chega invadindo e, como a pessoa que está transmitindo não faz ideia do que está acontecendo, pode acabar reagindo de forma involuntária e algo trágico ocorrer consequentemente.
“Isso não teve nada a ver com a Rockstar”, disse Luke. “Esses idiotas vazaram minhas informações privadas anos atrás e têm feito essa merda desde então. As informações de qualquer pessoa estão disponíveis online se você for doente [o suficiente] para realmente querer encontrá-las”, lamenta.
O golpe, embora ilegal na maioria dos lugares dos Estados Unidos, não é tecnicamente classificado como crime em nível federal. Mas em alguns Estados está ocorrendo uma pena maior, pois é algo que se tornou frequente não só com streamers, mas também em escolas e hospitais.