O artista da Bandai Namco, Hiroshi Ono, mais conhecido como Mr Dotman, faleceu aos 64 anos. Um comunicado na página oficial de Ono no Twitter (via VGC) afirmou que ele faleceu em 16 de outubro após uma longa doença.

Ono era um artista gráfico que ingressou na Namco em 1979 e permaneceu até 2013, muito depois de sua fusão com a Bandai. A maioria dos jogos clássicos de arcade da Namco foram influenciados por Ono de alguma forma. Ele esteve envolvido no design do gabinete para Pac-Man e criou vários outros logotipos e peças de arte de gabinete para outros jogos da Namco.

É seu trabalho como um artista de pixel que o tornou mais conhecido, no entanto, que começou quando ele fez os sprites para Galaga. Em uma entrevista de 2011, o criador de Galaga, Shigeru Yokoyama, atribuiu a Ono o trabalho de sprite do jogo, afirmando que, enquanto ele desenhava a arte do conceito inicial, foi Ono quem a refinou e fez os icônicos sprites inimigos alienígenas.

Ono, que também criou os sprites para Dig Dug, citou seu trabalho em Galaga como um de seus sprites favoritos criados na Namco, junto com os de Xevious e Mappy.

Membros da indústria de jogos japonesa começaram a prestar seus respeitos a Ono e sua influência. O diretor de jogos da Tekken, Katsuhiro Harada, que está empregado na Bandai Namco desde meados dos anos 90, agradeceu a Ono em um tweet. “Oramos por sua alma”, disse ele. “Muito obrigado, Sr. Hiroshi Ono.”

O compositor de Streets of Rage, Yuzo Koshiro, também prestou homenagem ao trabalho de Ono, dizendo que sua filha recentemente viu alguns dos trabalhos de Ono e os adorou. “Fiquei impressionado que suas artes de pixel não apenas inspiraram fortemente minha geração, mas também resistiram ao teste do tempo”, disse ele.

Hiroshi "Mr Dotman" Ono da Bandai Namco