A desenvolvedora de Helldivers 2, a Arrowhead Game Studios, respondeu às reclamações dos jogadores sobre o preço do crossover de Killzone lançado recentemente, insistindo que é uma decisão deles, e não da Sony.
A primeira parte do crossover entre Helldivers 2 e Killzone inclui um conjunto de armadura com tema Killzone, rifle de assalto, banner, capa e título de jogador. Se você quiser todos os itens Killzone, terá que entregar Super Créditos no valor de quase o dobro do custo de um Bônus de Guerra premium e quase metade do preço do próprio Helldivers 2.
O CEO da Arrowhead, Shams Jorjani, foi ao Discord para responder perguntas. “Primeiramente – esta é nossa primeira colaboração, então vamos descobrir à medida que avançamos”, começou Jorjani. “Diga-nos o que você gostaria de ver no futuro. Em segundo lugar, é opcional – quanto mais vendermos, mais coisas do tipo Illuminate poderemos continuar lançando de graça”.
Esse comentário em particular não foi bem recebido, com jogadores apontando que Helldivers 2 não é um jogo gratuito e, portanto, não deve adotar uma estratégia de preços free-to-play. Continuando a apagar incêndios, Jorjani disse que a reação negativa aos preços foi discutida durante a reunião mensal da Arrowhead na quarta-feira, e prometeu que o estúdio estava analisando o quão bem os itens estavam vendendo, se estavam sendo usados ou não, e o feedback para ter uma ideia das “reclamações” da comunidade.
“Claramente, adoraríamos encontrar o ponto ideal de pessoas amando o conteúdo E o preço”, acrescentou Jorjani. “Isso claramente não atingiu esse alvo”.
Embora o preço dos itens Killzone tenha chegado às manchetes, os fãs também estão expressando preocupação com o tempo limitado. A primeira parte deste crossover Killzone só estará disponível na loja do jogo por cinco dias antes de ser descontinuada.
Jorjani então disse que executar Helldivers 2 foi “difícil” e admitiu que o estúdio nunca havia cuidado de um grande jogo de serviço ao vivo antes. “O último lançamento que a Arrowhead teve foi em 2015 e o estúdio era muito menor”, disse ele. “Estamos fazendo o nosso melhor. Às vezes, nós tropeçamos. Acho que mostramos que iremos perseverar e melhorar as coisas no devido tempo. Entendo que você gostaria que nunca tropeçassemos – mas não posso prometer que atingiremos nossa meta todas as vezes”.
Em meio à reação, alguns fãs se perguntaram se o preço do Killzone foi imposto à Arrowhead pela Sony. Afinal, a Sony tem um relacionamento controverso com a Arrowhead e os jogadores de Helldivers 2 após a decisão da empresa de forçar os jogadores de PC a vincular a uma conta PSN para jogar. No entanto, Jorjani insistiu que, no caso do preço do item de Killzone, a Arrowhead estava no comando. “É uma parceria [com a Sony]”, ele disse, “mas estamos no comando por trás das decisões. Isso foi a gente”.
Enquanto isso, os jogadores se perguntam se o crossover de Killzone foi pensado para ser vendido como um Bônus de Guerra premium (a versão de Helldivers 2 de um tipo de passe de batalha), dado que vazamentos antes de seu anúncio e lançamento sugeriram isso. Levando ao Twitter para responder a mais reclamações de fãs, o CCO da Arrowhead, Johan Pilestedt, confirmou a teoria e explicou por que ela foi alterada para vendas de itens individuais na loja do jogo.
“A razão pela qual mudamos de um Bônus de Guerra foi na verdade porque havia preocupações de que ter um do tipo com preço mais alto carregaria um sentimento negativo”. Acontece que o sentimento negativo atingiu o estúdio de qualquer maneira, um ponto levantado para Pilestedt. “Nós só queremos criar ótimas experiências que sejam sustentáveis para os próximos anos”, ele rebateu. “Como parte disso, precisamos descobrir como tornar Helldivers 2 financeiramente sustentável a longo prazo”.