Embora jogos mobile tenham evoluído imensamente ao longo das últimas décadas, ainda é um tanto quanto impressionante ver um jogo que nasceu como um título mobile evoluir para uma experiência completa e única nos consoles. Algo especialmente notório quando vemos franquias que nasceram como títulos para serem jogados na palma das suas mãos se tornando títulos completos e empolgantes em consoles e PCs.
E quanto mais eu penso sobre, mas eu tenho a sensação de que um dos mais interessantes expoentes entre todos esses títulos é o vindouro Arknights: Endfield. Embora ainda sem data de lançamento anunciada para consoles, eu tive o prazer de passar algum tempo com uma versão do jogo para PC há alguns meses e foi uma experiência bem divertida e marcante. Ambientado em um futuro distópico, a versão a que tivemos acesso provavelmente terá algumas diferenças em relação ao produto final, mas trouxe uma série de personagens interessantes, envoltos em uma narrativa que, embora muito no seu começo, deixou um sabor bem instigante do que está por vir.
Mas o teste alpha serviu muito mais como um aperitivo para o combate. Arknights: Endfield traz um profundo sistema de combate, muito construído sobre as diferentes interações elementais entre os membros da sua equipe, com uma variedade de opções e ferramentas a sua disposição que poucos jogos colocam em suas mãos da mesma maneira.
É o tipo de combate que demora um pouco para se entender a sua verdadeira beleza, mas que quando conecta, ele conecta excepcionalmente bem, exigindo um controle excepcional do timing dos seus ataques para melhor explorar as fraquezas dos seus inimigos e quebrar escudos ou evitar ataques mais poderosos. Ele me trouxe ecos de um dos meus jogos favoritos dos últimos anos, o excepcional Scarlet Nexus, embora diferente o suficiente para que não pareça tão inspirado assim, mas chegando a conceitos similares por caminhos distintos.
Um ponto que chamou bastante minha atenção sobre Arknights: Endfield foi o sistema de construção de base. Pelo menos no teste técnico não havia limitação sobre como construí-la e há uma quantidade impressionante de opções para evoluir sua base, afetando até mesmo as áreas de combate que você irá visitar. Essas áreas merecem um destaque especial, visto que todas parecem construídas com muito cuidado, sendo visualmente muito agradáveis e divertidas de se explorar, com o jogo conseguindo equilibrar bem o looping de exploração, coleta de recursos, melhorias dos seus personagens/base e retorno à exploração e combate.
Do ponto de vista técnico do que vimos, infelizmente o jogo não estava rodando num PC muito poderoso, então é difícil de julgar qualquer coisa nesse sentido. Dito isso, tudo o que deu pra avaliar dos jogos me deixou bastante interessado e é uma certeza que é um jogo que terá toda a minha atenção quando for lançado para PS5, que é minha plataforma principal.
Dito isso, um ponto que merece ser dito aqui é que, como parte da nossa cobertura do teste técnico de Arknights: Endfield, nós tivemos o prazer e a honra de falar um pouco com o pessoal da Hypergryph, a desenvolvedora do jogo, sobre o que vimos e o que está por vir. E agora podemos trazer essa entrevista com alguns detalhes a mais sobre o jogo para também chamar sua atenção para aquele que deve ser um dos mais interessantes lançamentos de 2024.
Entrevista
PSX Brasil: Você poderia nos contar um pouco mais sobre a Hypergryph e do que se trata Arknights: Endfield?
HYPERGRYPH: A HYPERGRYPH é uma empresa fundada em 2017 e localizada em Xangai. Somos uma equipe vibrante com grande potencial. Arte, tecnologia e boas práticas comerciais são as três crenças fundamentais do nosso processo criativo. Arknights: Endfield é um RPG 3D em tempo real com elementos estratégicos da HYPERGRYPH.
PSX Brasil: Pelo Teste Técnico podemos perceber que o jogo ficou muito bom no PC e a jogabilidade se adaptou muito bem à nova plataforma. Quais são os principais pontos que você espera melhorar antes do lançamento completo?
HYPERGRYPH: Antes de tudo, obrigado pelo reconhecimento do nosso jogo! Esperamos que os usuários possam jogar Arknights: Endfield na plataforma de sua preferência a qualquer hora e em qualquer lugar. Definitivamente queremos aproveitar as respectivas vantagens dos consoles, PC e dispositivos móveis. Esperamos que jogadores de diferentes plataformas aproveitem a diversão do nosso jogo.
PSX Brasil: Um dos principais focos do Arknights original era sua história de alto nível. O que os fãs do jogo podem esperar de Arknights: Endfield? E o que os novos jogadores podem esperar que os farão apaixonar pelo jogo?
HYPERGRYPH: Esperamos que Arknights: Endfield seja um jogo totalmente divertido e acessível para novos jogadores cuja compreensão de Arknights pode ser limitada. Arknights: Endfield adota uma nova abordagem aos gráficos e sistemas de jogo, e a história de Arknights: Endfield se passa em outro mundo. Esperamos que a experiência com Arknights: Endfield traga um sentimento de conexão com o estilo de Arknights, ao mesmo tempo que oferece conteúdos diferentes. Nosso objetivo é concretizar o potencial de um jogo 3D.
PSX Brasil: Jogadores de console e PC estão muito acostumados com RPGs de ação de alto nível e ótimas histórias. O que Arknights: Endfield fará para torná-lo especial no gênero?
HYPERGRYPH: O “Role playing” é uma experiência essencial para o nosso jogo, por isso há muitos elementos narrativos. Também nos concentramos em experiências imersivas na progressão do personagem e da aventura. Os elementos de construção servirão para apoiar este tema principal como um sistema importante no apoio e na diversificação da experiência de jogo.
PSX Brasil: Para finalizar a entrevista, o Teste Técnico nos deu uma visão muito boa do que está por vir. O que podemos esperar quando Arknights: Endfield for lançado? Quer mandar uma mensagem especial aos nossos leitores no Brasil que aguardam pelo jogo?
HYPERGRYPH: Concluímos a nossa primeira rodada de testes com nossos jogadores e estamos trabalhando para ajustar e otimizar o conteúdo. Valorizamos verdadeiramente a nossa comunidade latino-americana e gostaríamos de aproveitar esta oportunidade e agradecer a todos pelo apoio. Esperamos ansiosamente conhecer jogadores brasileiros e globais em breve. Obrigado a todos por fazerem parte da comunidade Arknights: Endfield.