Apex Legends

Dizer que as últimas temporadas foram desafiadoras para os jogadores mais dedicados de Apex Legends talvez seja um pequeno eufemismo. Apesar do enorme esforço demonstrado pela equipe de desenvolvimento em manter a trajetória ascendente que o jogo vinha passando já há mais de um ano, desde a celebração de aniversário desse ano as coisas parecem ter desandado um pouco.

O porquê disso ter acontecido é difícil de entender. As mudanças implantadas recentemente foram todas feitas pensando em melhorar o jogo para os fãs mais dedicados, ainda que mantendo motivos mais do que suficientes para que novatos fossem bem recebidos e conseguissem se aclimatar ao jogo através de uma série de pequenos ajustes de qualidade de vida.

Então quando os primeiros burburinhos começaram a surgir em torno da próxima temporada do jogo, uma sensação de que dessa vez as coisas precisam se encaixar como esperado. Dessa vez os sistemas precisam funcionar como planejado e não saírem completamente dos eixos quando postos nas mãos dos jogadores. E, por tudo o que vimos no evento para imprensa para o qual a EA e a Respawn nos convidaram, é de se esperar que algo bem especial vem por aí.

Talvez seja um bom sinal, então, de que essa temporada se chamará Ressurreição. Embora a motivação por trás desse nome seja muito mais baseada na lore por trás da temporada, com o renascimento de um velho e querido personagem do elenco de Lendas do jogo, o robô assassino Revenant.

Jogadores com mais tempo de rodagem na série vão se lembrar de um tempo em que a mera menção ou sinal do Revenant era motivo de pânico nas Terras Ermas. Uma Lenda dominante por bastante tempo, ele foi ao pouco se tornando uma caricatura de si mesmo, perdendo tanto o ar predatório que havia o feito um vilão querido quanto às vantagens que o tornaram uma ameaça nas partidas. Mas não mais.

A ausência de uma nova Lenda nessa temporada se dá pela maior e mais completa reformulação de um personagem já visto na história do jogo. O “renascimento” de Revenant, agora sob o comando do atual vilão do jogo, Duardo Silva, vem com direito a um novo visual, mais moderno e ameaçador, e novas habilidades, construindo bastante sobre as fundações estabelecidas anteriormente.

A habilidade passiva do Revenant segue basicamente a mesma, com algumas importantes melhorias. Não só ele segue sendo capaz de escalar e se mover rapidamente agachado, mas a movimentação lateral foi bastante melhorada e Revenant será capaz de identificar inimigos com pouca energia e, consequentemente, mais vulneráveis ao abate. Além disso, se ele for o responsável por reduzir a energia dos inimigos, eles serão marcados para toda sua equipe, facilitando assim a caça ao alvo.

Ao invés do silêncio, a nova habilidade tática do Revenant o permite realizar um vasto pulo, o permitindo através de longas distâncias (inclusive com a habilidade carregada) na busca por seus alvos. Na prática, ele lembra um pouco o funcionamento da habilidade tática da Vantage, mas mais eficiente em seu uso por não ser necessário mirar, enviar algo para marcar o local do pulo e só depois usar a habilidade já que o pulo será realizado na direção para a qual você estiver olhando.

Por fim, a habilidade suprema é algo ainda mais especial. Chamada de Forged Shadows, ela dá ao Revenant uma armadura extra temporária que vai se esvaindo aos poucos, mas com uma pequena e importante vantagem: caso ele derrote algum inimigo durante seu tempo de ativação, o escudo é recarregado. Isso faz com que Revenant se torne, efetivamente, um tanque capaz de demolir rapidamente equipes adversárias nas mãos de jogadores habilidosos ou dar uma sobrevida a quem se vir em meio a uma batalha mais complicada do que o esperado. Adversários poderão quebrar esse escudo, mas ele se recarrega rapidamente e só mesmo derrubando-o será possível pôr um fim à ameaça.

Embora não seja tudo o que veremos nessa nova temporada, a ressurreição do Revenant será a parte principal dessa nova temporada. Algumas pequenas novidades secundárias, como a mudança da Mixtape para Pontos de Interesse em Lua Quebrada também farão parte das mudanças vistas, mas nada demais.

Há também uma completa reformulação do atual sistema de partidas ranqueadas depois da péssima implementação das boas ideias apresentadas no começo da temporada que renderam tanto uma queda no número de jogadores quanto um aumento exponencial no número de Mestres que acabou quebrando todo o balanço competitivo do jogo. Se ela funcionará a contento, só o tempo dirá, mas é outro ponto que a Respawn não parece poder errar novamente.

Dito tudo isso, é fundamental que as mudanças anunciadas e uma série de ajustes tragam uma melhor qualidade de vida e mantenha os jogadores engajados ao longo de toda a temporada. Afinal, se a intenção por trás de reviver um dos personagens mais queridos, desafiadores e com mais lore é sinal de algo, é que a Respawn parece ter percebido a importância de valorizar seus jogadores mais dedicados e não abandoná-los em prol de buscar uma audiência mais casual.